E o camelô do trem? Virou empreendedor...

CPTM inaugura espaços para ambulantes em estações dos trens urbanos. Para participar, interessados devem passar por treinamento e registrar-se como MEI

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de maio de 2021

Novos comerciantes e representantes da CPTM posam

Participantes e representantes da CPTM posam na Luz

créditos: Pedro Moro/Divulgação CPTM


A Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) anunciou ontem (6) a operação dos primeiros espaços comerciais de pessoas formadas pelo projeto “Nos Trilhos do Empreendedorismo”, que pretende oferecer uma alternativa de trabalho às pessoas que vendem mercadorias ilegalmente nos trens urbanos da companhia. O espaço está localizado na Estação Luz, que atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral, na Região Metropolitana de São Paulo.

 


Para entender o projeto, que talvez possa ser replicado para outros sistemas de transportes do país, nós entrevistamos a executiva Natália Melo, que é gerente de Novos Negócios da CPTM.

 

O que é o programa e como ele foi organizado?
Em uma dessas pesquisas de avaliação dos serviços que a CPTM promove com os passageiros, a gente recebeu a informação sobre o que os nossos passageiros acham daquelas pessoas que trabalham vendendo mercadorias dentro dos trens e nas estações. Percebemos que  as pessoas não gostam de serem importunadas, mas ao mesmo tempo que elas reconhecem o lado humano daqueles que estão ali trabalhando, que precisam ganhar alguma coisa para sustentar a família.

Sabendo disso, e considerando que temos que impedir toda e qualquer forma de comércio, ou qualquer atividade ilegal dentro da estação, nós criamos um programa junto com o Sebrae de São Paulo para promover a capacitação dessas pessoas que querem trabalhar nos espaços da CPTM. E buscamos gerar oportunidades para esses vendedores por meio da locação de espaços. Para quem quer trabalhar por meio desse programa, que nós batizamos "Nos trilhos do empreendedorismo", a gente exige que sejam pessoas maiores de 18 anos, ou com 16 anos e emancipadas, mas que participem do programa de capacitação, fornecido pelo Sebrae. É um curso de quatro horas que dá direito a um certificado. A pessoa deve registrar o seu próprio CNPJ, nas modalidades MEI, ou Empresário Individual. Tudo isso é feito de forma gratuita.


Os espaços também são gratuitos?
Depois de cumprir essa etapa, a pessoa interessada estará apta a ter uma área comercial entre as diversas áreas espalhadas pelas estações. Nos primeiro seis meses aquele novo empreendedor não terá custos e depois desse prazo de carência, a pessoa deverá pagar um aluguel. Os contratos são fixados em 18 meses, com desconto no valor de tabela normalmente cobrado pela CPTM para outros comerciantes. Do valor que a companhia cobra no mercado, a gente reduziu setenta por cento para os novos empreendedores.


Mas, não há risco de transformar as estações em "camelódromos"? Como se garante o espaço para os usuários circularem, de forma a evitar aglomerações? E como controlar a qualidade dos produtos que serão vendidos? 
Nesses pontos do programa somente podem ser comercializados produtos industrializados. Não pode ter alimento manipulado no local, até porque é uma estrutura de apenas um metro quadrado... São cosméticos, equipamentos eletrônicos,  acessórios pra celular, ou até mesmo lanches e comidas industrializadas. Além disso, as áreas comerciais dispostas aos empreendedores deste programa, bem como todas as áreas comerciais que a CPTM oferece são áreas autorizadas por departamentos responsáveis aqui na companhia. Então, somente são autorizadas as áreas que não vão prejudicar o fluxo de passageiros, não vão prejudicar uma rota táti,l e que tenha perto, também, alguma infraestrutura de apoio.


O programa parece positivo, porque permite a promoção social das pessoas. Mas, considerando que haverá duas categorias de vendedores, pode surgir alguma rivalidade entre os informais e estes que se tornam comerciantes regulares...
Na verdade, já existem regras e práticas dentro da área de segurança operacional da CPTM para reduzir a presença de todos os vendedores irregulares. Para os empreendedores do programa Nos Trilhos do Empreendedorismo, a gente tem um ponto comercial demarcado e identificado nas estações, nunca dentro dos trens.


Há algum local para inscrições ou para obter informações?
Aos interessados, basta acessar o nosso site, cptm.sp.gov.br. Na aba "negócios" existe um link para o programa Nos Trilhos do Empreendedorismo. O site está bem completo, com todas as informações importantes desse nosso programa. Tem as regras, tem o Regulamento, e todo o passo-a-passo para quem quer empreender de forma regular nas nossas estações.


Acesse o link direto
para o site do Nos Trilhos do Empreendedorismo


Leia também:
Projeto concede direitos trabalhistas aos motoristas de aplicativos
Em 2011 Ricky fez o Mobilize. Agora faz um balanço destes 10 anos
Linhas de trens da CPTM são concedidas à iniciativa privada
Entregador argentino adapta bike para não deixar seu cão sozinho
Uber Moto não pode operar no Recife


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário