Ranking mostra as cidades com os piores trânsitos do mundo

Empresa de "bigdata" sobre mobilidade divulga lista de cidades com trânsito mais caótico: primeira do ranking é Moscou. No Brasil, a mais congestionada é Recife

Notícias
 

Fonte: Estadão/ TomTom  |  Autor: O Estado de S. Paulo  |  Postado em: 26 de maio de 2021

Moscou, novamente na lista com o pior trânsito do

Moscou, novamente na lista com o pior trânsito do mundo

créditos: Reprodução

Recentemente, a empresa especializada em informações sobre o trânsito TomTom Global Traffic publicou seu relatório anual que identifica as cidades com o pior trânsito do mundo. Clique aqui para conferir o ranking geral.

 

Em primeiro lugar na lista, aparece Moscou, a capital da Rússia. A cidade também figurou entre as primeiras posições de levantamentos realizados em anos anteriores. Para a construção do ranking, a TomTom avaliou 416 cidades, em 57 países de seis continentes.

 

Como é feito o levantamento?

O índice de tráfego classifica o nível de congestionamento urbano por meio de cálculos que levam em conta o tempo de viagem da população em relação à distância a ser percorrida.

 

E, por meio de análises posteriores, a partir de registros diários, a empresa é capaz de determinar o fluxo contínuo da região em diferentes horários — os mais e os menos movimentados.

 

As brasileiras mais congestionadas

Nesta última pesquisa, nove cidades do Brasil aparecem com porcentagens elevadas com relação ao nível de congestionamento em diversos horários. Na lista estão Recife (na 24ª posição), Rio de Janeiro (40ª), Fortaleza (48ª), Salvador (51ª), São Paulo (59ª), Belo Horizonte (74ª), Porto Alegre (119ª), Curitiba (186ª) e Brasília (304ª).  

 

O estudo conseguiu apurar uma grande diminuição do fluxo em aproximadamente 387 cidades em meio à pandemia de coronavírus. Contudo, 13 cidades do mundo continuam em situação preocupante, já que apresentaram aumento de congestionamento no último ano. 

 

Confira as dez cidades com os piores trânsitos do mundo:

 

1. Moscou (Rússia)

Apesar de ter tido uma queda de 5% com relação a 2019, a capital da Rússia ainda sofre com seus elevados níveis de congestionamento, e permanece a primeira do ranking.

 

2. Mumbai (Índia)

Na índia, a cidade de Mumbai aparece na segunda posição, com 53% no nível de congestionamento em 2020, e com 133 dias de trânsito calmo na região.

 

3. Bogotá (Colômbia)

A capital da Colômbia ainda tem 53% de fluxo constante de congestionamento. Houve uma queda de 15% em relação ao ano de 2019.

 

4. Manila (Filipinas)

Em Manila, houve queda de 18% com relação ao levantamento feito em 2019. Entretanto, a cidade ainda figura em uma das piores posições do ranking geral.

 

5. Istambul (Turquia)

A capital da Turquia também apresentou uma certa melhora em seu trânsito com relação a períodos anteriores. Contudo, Istambul ainda é considerada uma das cidades com piores trânsitos no mundo.

 

6. Bangalore (Índia)

Em comparação ao ranking de 2019, Bangalore, na Índia, apresentou 20% de congestionamento a menos, com 147 dias de nível mais baixo. No entanto, a cidade ainda figura com 51% em seus níveis de tráfego e é uma das cidades com pior trânsito no mundo.

 

7. Kiev (Ucrânia)

51% do nível de congestionamento foi detectado na capital da Ucrânia. Foram cerca de 48 dias em 2020 com o trânsito mais controlado na região.

 

8. Nova Delhi (Índia)

A capital indiana ficou 64 dias, em 2020, com um fluxo mais baixo de congestionamento, apresentando 9% de queda em comparação ao índice de 2019.

 

9. Novosibirsk (Rússia)

A cidade russa apresentou 45% de nível de congestionamento no ano de 2020. No entanto, ela se mantém estável no levantamento com relação ao ano anterior.

 

10. Bangkok (Tailândia)

Na décima posição entre as cidades com o pior trânsito no mundo está a capital tailandesa, com 44% de nível de congestionamento.

 

Leia também:
Vinte cidades paulistas formam rede para reduzir mortes no trânsito
"Acidente de trânsito" agora é "sinistro de trânsito"
Expresso #36: O Código muda, mas o trânsito fica na mesma
Pedestres ganham primeira legislação exclusiva na Alemanha
As cidades mais congestionadas (e poluídas) do mundo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário