Está no ar o Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana

Plataforma reúne dados de diversos órgãos e agências federais e permite a consulta e visualização de informações sobre infraestrutura existente, obras e projetos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/MDR  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de setembro de 2021

Página de abertura do Sistema

Página de abertura do Simu/MDR

créditos: Reprodução


Um novo sistema de informações sobre mobilidade urbana foi lançado hoje (23), pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semob). A plataforma Simu foi lançada e discutida em um webinar que integra a Semana de Mobilidade - 20 a 24 de setembro - promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).


A ferramenta reúne dados de diversos órgãos e agências federais e permite a consulta e visualização de informações sobre obras, projetos e situação da mobilidade em cada região do país. O Simu foi elaborado em um trabalho conjunto  do MDR, IBGE, ITDP, ANP, Caixa, SUS, WRI, Ipea e FioCruz.


"A partir da criação desse sistema, o próximo passo é fazer a ponte com nossos parceiros para que eles possam compartilhar suas informações com frequência e, assim, tornar o Simu um braço auxiliar na tomada de decisões na questão da mobilidade urbana", destacou a coordenadora-geral de gestão e empreendimentos do MDR, Carolina Baima.


Nesta primeira versão, será possível consultar informações em sete temáticas: infraestrutura de mobilidade urbana; serviços de mobilidade urbana; política tarifária; acesso a oportunidades; sustentabilidade ambiental; acidentes em transportes terrestres; e projeto e obras apoiadas pelo MDR.


O Simu atende à Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei n. 12.587/2012), a qual prevê que entre outras atribuições, cabe à União organizar e publicar informações sobre o Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana e a qualidade e produtividade dos serviços de transporte público coletivo.


O acesso ao Simu pode ser feito pelo link: https://simu.mdr.gov.br/

 

Leia também:
Empresa de ônibus no Paraná vai emprestar bike para passageiros
MDR lança Caderno sobre Mobilidade Zero Emissões
Carros de aplicativo arrecadam mais que ônibus em cidade paulista
Metrô SP mostra trabalhos do Concurso Mobilize de Ilustrações


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário