Empresa de ônibus no Paraná vai emprestar bike para passageiros

Projeto "Última Milha", lançado hoje (22) em Colombo, na RM de Curitiba, busca incentivar o uso da bicicleta pelos usuários do transporte coletivo

Notícias
 

Fonte: Comec/ Governo do Paraná  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de setembro de 2021

Lançamento do projeto em Colombo (PR)

Lançamento do projeto em Colombo (PR)

créditos: Divulgação/Comec

Para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, nesta quarta-feira (22), o governo do Paraná deu início em Colombo, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, a uma ação para incentivar o uso de meios alternativos de transporte. 

 

O projeto Última Milha disponibiliza gratuitamente bicicletas para que os usuários do transporte coletivo utilizem este meio até o seu destino final. A iniciativa é da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), em parceria com a Viação Santo Ângelo, empresa operadora de ônibus urbanos. 

 

A ação acontece de forma experimental no Terminal Guaraituba, em Colombo, e busca apoiar, com o uso da bicicleta, o deslocamento nos quilômetros finais não atendidos pelo transporte coletivo. 

 

Serão disponibilizadas pela empresa, neste primeiro momento, sete bicicletas, que poderão ser emprestadas sem custo pelos passageiros por um período de 18 horas. Para retirar a bicicleta, será necessário preencher um pequeno cadastro na bilheteria do terminal.

 

Passageiro vai poder saltar ônibus, e usar a bike na 'última milha' até sua casa. Foto: Divulgação/Comec

 

Modos complementares

Para o presidente da Comec, Gilson Santos, a ideia é mostrar que a bicicleta pode funcionar como um modo complementar ao ônibus. “O ônibus e a bicicleta são complementares, e queremos que os usuários percebam essa possibilidade e adotem esta prática que é mais sustentável, saudável e barata”, afirmou. 

 

“Em alguns municípios, como Campo Largo, esta prática é bastante utilizada pela população. O usuário vai de bicicleta até o terminal e de lá entra no ônibus até Curitiba ou para se deslocar na cidade”, conta Santos.

 

Para o diretor-geral da Viação Santo Ângelo, Edilson Miranda, a ação poderá ser ampliada para os demais terminais da Região Metropolitana. “Realmente esperamos contar com a população para que esta ação dê certo e possa ser replicada em outros locais”, salientou. “Será muito bacana ver a população utilizando as bicicletas e, quem sabe, até mudando alguns hábitos”, destacou.

 

Segundo o presidente da Comec, mesmo que o trajeto seja longo, o veículo de duas rodas continua sendo uma alternativa viável para chegar até o terminal ou ponto de ônibus. 

 

Leia também:
Plano cicloviário de Curitiba é tema de audiência pública
Conheça as 10 ideias com bike que vão fortalecer o centro de SP
Redução de impostos para bicicletas vira projeto de lei
Projeto incentiva a bicicleta como meio de transporte em Contagem
Maringá (PR) tem o dobro da média nacional em deslocamentos de bike


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário