Conheça as 10 ideias com bike que vão fortalecer o centro de SP

Em live no sábado (25), especialistas vão avaliar as propostas selecionadas na Bike-a-thon Centro, maratona de inovação organizada por Instituto Aromeiazero e Sesc SP

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Aromeiazero  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de setembro de 2021

Projetos com bike para usar no território central

Projetos com bike para usar no território central de SP

créditos: José Cordeiro/ SPTuris

O Instituto Aromeiazero, juntamente com seis unidades do Sesc SP - 24 de Maio, Carmo, Consolação, Bom Retiro, Florêncio de Abreu e Parque Dom Pedro II - promovem no próximo sábado (25) a ‘Maratona de Ideias’, uma  live de apresentação das dez propostas selecionadas na Bike-a-thon Centro. 

 

Em seguida à apresentação, haverá a avaliação e o feedback para os autores das propostas, dado pelo seguintes especialistas: Renata Falzoni (Bike é Legal); Cristina Fongaro Peres (Sesc SP); e Cadu Ronca (Instituto Aromeiazero).

 

As dez propostas selecionadas são: 

- Selim Cultural: formação de bikers entregadoras/es do coletivo Señoritas Courier, para que estas pessoas elaborem roteiros de conteúdo cultural pela região central da cidade.

- EcoMilhas: programa de milhas em que cada quilômetro pedalado se transforma em pontos que valem descontos entre os lojistas da região.

- Mapeamento Ciclo Amigável com Señoritas Courier: a ideia é mapear, identificar e criar um mapa on-line com pontos estratégicos que ofereçam suporte a ciclistas de forma gratuita, como por exemplo espaços de recarga elétrica de aparelhos celulares, espaços para alimentação, entre outros.

- BikeSystem: coletivo que reutiliza, recicla e ressignifica bicicletas abandonadas pela cidade e as transforma em difusores de arte com o objetivo de levar música e doações para pessoas em situação de rua no Centro de São Paulo.

- "Rolê no Centro":  busca a realização de passeios de bike e outras rodinhas em ações culturais pelo Centro de São Paulo, com o Coletivo CicloCentro_SP. A ideia é juntar coletivos que atuem utilizando a bicicleta. 

- Maratona Mulher na Bicicleta: criado pela Vespas Bike Gang, coletivo de mulheres que começou em setembro de 2018 busca realizar atividades para autonomia da mulher no ciclismo. Seu lema é “qualquer mina, qualquer bike”.

- BAZE: Mini-oficina de Suporte àxs Ciclo Entregadorxs: idealizado pelo grupo de cicloentregadores “SP.Mess”, consiste na instalação de um arsenal básico de ferramentas para manutenção e cuidados de bicicletas, nos seguintes centros culturais: Al Janiah [Bela Vista], Casa do Povo [Bom Retiro], Galpão Casa 1 [Bela Vista] e Espaço Selva [Mooca].

- Motor Humano: realizado pelo Bicicletário 68, da ocupação Ouvidor 68, busca imaginar novas formas de transporte, invertendo a escala automóvel-bike, a fim de fortalecer o acesso à cultura e à cidade para a população das ocupações do Centro de São Paulo.

- Pedalar é urbano: street art sp: a ideia do projeto é evidenciar, através de um “tour” ciclístico, as artes de mulheres, pessoas pretas e indígenas.

- PedalinhA: tem como proposta brincar e ocupar os espaços de pedal para crianças, traçando rastros por linhas curvas de chão que circundam e cortam a Praça Olavo Bilac e da Ciclofaixa do entorno.

 

Bike-a-Thon

Desde agosto está acontecendo a maratona de inovação social, criatividade e mentoria que apoia o desenvolvimento de soluções utilizando a bicicleta para fortalecer o território central, durante e no pós-pandemia.

 

Já foram realizadas diversas lives inspiradoras sobre: Bicicleta e Impacto Social; Gestão de Inovação Social; e Modelos de Sustentabilidade Financeira. Agora, na sua fase final, o evento conta com a apresentação das soluções que serão apoiadas e acompanhadas pelo Instituto até o final de 2021.

 

 

Serviço

Live "Maratona de Ideias - Bike-a-thon Centro"

Quando: Dia 25, às 11h30

Onde: Youtube do Aromeiazero e Sesc Bom Retiro

Com quem: Renata Falzoni , Cristina Fongaro Peres, Cadu Ronca e Heloisa Ribeiro 

 

Leia também:
Maratona em SP quer incentivar inovação com bike
Maratona de inovação Bike-a-thon
Bicicleta elétrica com recarga sem fio já existe
Bicicleta em miniatura, feita com Lego de 999 peças
Bike elétrica alemã impressa em 3D vence prêmio de sustentabilidade


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário