Natal: sem recursos para ciclovias

Apesar da lei existente e de um plano municipal cicloviário, não há prazo, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, para a construção de ciclovias em Natal

Notícias
 

 |  Autor: Isaac Lira / Tribuna do Norte  |  Postado em: 10 de janeiro de 2012

Hoje, praticamente não existe trecho de ciclovias

Hoje, praticamente não existe trecho de ciclovias

créditos: Júnior Santos

O plano foi apresentado ao Ministério das Cidades em junho do ano passado, enquanto que a lei foi aprovada na Câmara Municipal em outubro. Mesmo assim, segundo Haroldo Maia, secretário-adjunto de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (Semob), não há resposta acerca da viabilidade do dinheiro necessário para a construção das ciclovias natalenses.

 

A lei nº 349/2011, de autoria do vereador Edivan Martins, publicada no Diário Oficial em 8 de novembro de 2011, determina uma série de modificações na estrutura dos transportes urbanos de Natal, de forma a garantir o espaço dos ciclistas nas ruas. Algumas da modificações propostas são: instalação de bagageiros para bicicletas em ônibus e trens; ciclovias nas avenidas de maior tráfego da cidade, terrenos marginas em linhas férreas, cursos d´água e parques; entre outras.

Ao mesmo tempo, um projeto encampado desde junho do ano passado pela Semob prevê a construção de 48 km de ciclovias e ciclofaixas. Estas duas medidas juntas seriam suficientes para fazer de Natal mais uma vez a "Nova Amsterdam". 

 

A falta de recursos, somada à ausência de resposta do Ministério das Cidades sobre a captação de R$ 10,6 milhões, porém, tornam a possibilidade de transformar Natal em uma filial holandesa, onde as ruas ficariam repletas de bicicletas, em mero sonho. "O grande problema é a falta de recursos. O nosso projeto foi cadastrado no sistema do Ministério da Cidades, mas não houve resposta", lamenta Haroldo Maia, que disse não ter informações sobre a implementação da lei 349/2011. "Não saberia informar", disse.

 

Bicicletas em Natal
Em Natal, existem, oficialmente, 21,8 km de infraestrutura para ciclistas, embora nem toda essa estrutura funcione a contento. Paradoxalmente, o uso de bicicleta é bastante difundido. É o meio de transporte preferido de 3% da população. Todas essas pessoas são obrigadas a disputar espaço com carros diariamente. 

 

Uma pesquisa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) dá noção do uso desse meio. Em Nossa Senhora da Apresentação, 3,5 mil viagens são realizadas por dia a bordo de bicicletas. É o bairro campeão em Natal, seguido de perto por Lagoa Nova, com 3 mil viagens, e Pajuçara, com 1,6 mil viagens diárias. Felipe Camarão tem 1,5 mil viagens/dia; Ponta Negra e o Bairro Nordeste têm 1 mil viagens/dia. Os dados foram obtidos a partir de um estudo contratado pelo DER em 2007, o que significa que este panorama pode apresentar hoje mudanças significativas.

 

Leia também:


Natal: expectativa de sinal verde para obras de mobilidade

Mobilidade está garantida em Natal

Natal ainda espera obras de mobilidade


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário