Diadema (SP) prepara sua primeira ciclofaixa permanente

Obra integra plano de obras para priorizar pedestres e ciclistas. Meta é construir 113 km de infraestrutura cicloviária

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/Revista Bicicleta  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de novembro de 2021

Diadema: plano de 113 km de infraestrutura ciclovi

Diadema: plano de 113 km de infraestrutura cicloviária

créditos: Pref. Diadema

Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo, vai inaugurar em dezembro próximo uma ciclofaixa de 2,85 km ao longo da avenida Doutor Ulysses Guimarães, uma das principais vias da cidade de 430 mil habitantes.
A nova infraestrutura para bicicletas - a primeira no município - será implantada em duas pistas, no centro da avenida, conforme projeto desenvolvido por Suzana Nogueira e Felipe Claros, dois especialistas em mobilidade urbana. A meta da gestão municipal é construir 113 km de ciclofaixas e ciclovias.

 

A obra integra o Plano de Mobilidade Urbana entregue no mês passado pela prefeitura para aprovação pela Câmara Municipal da cidade. Com o novo plano aprovado, conforme exige a Política Nacional de Mobilidade Urbanao, a gestão municipal pretende obter os cerca de R$ 653 milhões para o desenvolvimento de projetos necessários para modernizar a mobilidade da cidade sob a perspectiva de pedestres, ciclistas e transporte público.


O plano foi desenhado ao longo de seis meses, após consultas à população local,  na tentativa de inverter a lógica urbana de Diadema. A cidade sofreu um crescimento desordenado entre os anos 1960 e 1980, com o aumento do tráfego de automóveis e caminhões em ruas estreitas, que dificultam até mesmo a circulação de ônibus.


Em entrevista durante a entrega do Plano de Mobilidade, o  secretário municipal de Mobilidade e Transportes, José Evaldo Gonçalves, explicou que conforme um levantamento  realizado pela prefeitura,  40% da população de Diadema se desloca a pé. “Teremos que mostrar a importância do pedestre, do ciclista e reformular o sistema viário como um todo", declarou Evaldo.


Cicloativistas de Diadema e São Paulo programaram um "bate-papo" nesta quarta-feira (24), às 19h, para discutir os desafios colocados pelo plano de mobilidade e também para organizar uma atividade no dia da inauguração, marcada para o domingo, 5 de dezembro.


Para saber mais, acesse o facebook https://fb.me/e/1tFzG9u1k


Leia também:
Saiba a diferença de ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota
Moradores de Diadema (SP) querem uma cidade com menos carros
Manifestação em defesa de ciclovia reúne mil pessoas em Lisboa
Ciclovias em São Paulo ficam incompletas, reclamam usuários


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário