Uber Eats sairá do Brasil

Operação será encerrada em março, segundo informação divulgada pela Folha de S. Paulo. A empresa de aplicativos afirma que a mudança ocorre para priorizar mercados

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Folha de S. Paulo  |  Postado em: 07 de janeiro de 2022

Uber Eats anuncia que deixará entregas de comida e

Uber Eats anuncia que deixará entregas de comida em março

créditos: Imagem: Startups


A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) que após 7 de março não vai mais entregar refeições de restaurantes pelo Uber Eats no Brasil. Pedidos de itens de lojas de conveniência e mercados ainda poderão ser feitos. "Nosso principal objetivo daqui para frente será oferecer acesso à maior e melhor seleção de supermercados, lojas especializadas, pet shops, floriculturas, lojas de bebidas e outros artigos no aplicativo do Uber Eats", afirmou a empresa em nota.

 

O anúncio ocorreu um dia depois do presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionar projeto de lei que obriga empresas de aplicativos a contratar para seus entregadores seguro para acidentes durante o período de trabalho. A empresa não mencionou a sanção do projeto no comunicado sobre a decisão de fechar o serviço de entrega de restaurantes.


O Uber Eats chegou ao Brasil em dezembro de 2016, pouco depois de sua estreia nos EUA, no final de 2015. Ele não é o primeiro app de delivery a deixar o país. Em 2019, o Glovo encerrou suas atividades por aqui em razão da alta competitividade.

 

A decisão do Uber Eats de encerrar o delivery de restaurante acontece em meio a um cabo de guerra dos outros apps com o iFood. Desde 2020, Rappi, Uber Eats e 99Food têm se queixado do modelo de exclusividade que o líder do mercado tem com alguns restaurantes. No ano passado, o Cade impediu o iFood de firmar novos contratos dessa modalidade até que o caso tenha uma decisão final. O iFood afirma que suas políticas comerciais estão em estrita conformidade com a legislação concorrencial.



Gráfico mostra o desempenho dos apps de entregas de comida no Brasil



Leia também:
Aplicativos geram vínculo empregatício?
Motoristas criam apps para definir suas próprias taxas
Eles e elas trocaram o carro pelo transporte coletivo, bicicleta e monociclo
Onde estão os ônibus de Belo Horizonte?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Silvio Rodrigues Gouvea - 07 de Janeiro de 2022 às 16:43 Positivo 0 Negativo 0

É só esqueceram de informar que era um projeto de lei do PSOL mas ok. É importante dar crédito as pessoas certas.

Clique aqui e deixe seu comentário