Barcos autônomos farão transporte de passageiros no Rio de Janeiro

Embarcações elétricas devem começar a operar em dezembro, usadas em rota que levará funcionários de uma empresa de viagens até a estação Jardim Oceânico do metrô

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: CicloVivo  |  Postado em: 14 de abril de 2022

Imagem do Arya, que navegará na Península da Barra

Imagem do Arya, que navegará na Península da Barra da Tijuca

créditos: Divulgação

Uma embarcação autônoma ecológica deve começar a fazer o transporte de passageiros por hidrovias do Rio de Janeiro em dezembro de 2022. O novo projeto de mobilidade urbana é fruto da parceria entre a plataforma de viagens Hotel Urbano - Hurb e a TideWise, empresa latinoamericana do segmento de barcos autônomos. 

 

A embarcação vai transportar os colaboradores do Hurb, na rota de passageiros entre a sede da empresa, na Península da Barra da Tijuca, e a estação Jardim Oceânico do metrô, em percursos de ida e volta com duração de cerca de 20 minutos em cada trecho.

 

A capacidade é para 15 pessoas e bicicletas. A empresa não informou se, no futuro, a embarcação será aberta a pessoas que não sejam funcionários.

 

“A proposta está alinhada com o que está sendo feito ao redor do mundo, porque há um consenso mundial para que as regulações com o uso dessa nova tecnologia sejam similares, garantindo condições seguras para a operação”, explica o diretor da TideWise, Rafael Coelho, engenheiro naval e especialista em embarcações autônomas.

 

As embarcações autônomas podem ser operadas localmente ou remotamente. O sistema será 100% elétrico, de modo a não emitir gases poluentes. Painéis fotovoltaicos serão instalados tanto na embarcação quanto no píer de atracação (localizado na Península), onde serão utilizados como estação de recarga das baterias.

 

Além disso, a tecnologia utilizará métodos de Inteligência Artificial (IA) para detectar óleo e poluição na água durante a navegação, contribuindo assim com os agentes reguladores nas medidas de controle ambiental.

 

Projeção artística do barco que ligará a sede da empresa, na Península da Barra da Tijuca, à estação Jardim Oceânico do metrô. Imagem: Divulgação

 

A embarcação

Batizado de Arya, o barco usa sensores a laser (LiDAR), radares e sistemas de câmeras capazes de navegar de maneira segura, compartilhando as mesmas hidrovias das embarcações convencionais.

 

A comunicação é feita via satélite, com alcance de até 18 km, o que permite ao operador monitorar e controlar o barco com precisão e segurança em tempo real.

 

Embarcações similares já começam a operar em outros países, como o “Roboat”, em Amsterdã, na Holanda. No Brasil, será o primeiro modelo em operação, com know-how da TideWise. Para seus idealizadores, o barco será uma nova opção de mobilidade urbana capaz de poupar o tempo das pessoas e integrar a malha urbana já existente. 

 

Leia também:
Novo barco elétrico para o transporte público
Brasil utiliza apenas um terço do potencial de sua malha hidroviária
Sai edital para implantação do modal aquaviário na Grande Vitória
Projeto prevê resgatar o trabalho de barqueiros no Recife
Índia autoriza seu primeiro "metrô aquático"
Cidade de Toronto planeja eletrificar toda sua frota de ferryboats


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário