Bicicleta abandonada na garagem do prédio?
Tem jeito...

Ong promove há dez anos a ação 'Bike Parada Não Rola'. De junho de 2021 até agora, 500 bicicletas sem uso em condomínios foram coletadas e destinadas a projetos sociais

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Aromeiazero  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de julho de 2022

Feira de bike em bairro de SP: nova vida às bicicl

Feira de bike em bairro de SP: nova vida às bicicletas

créditos: Divulgação/ Aromeiazero

Com a participação e apoio de síndicos de condomínios residenciais, o Instituto Aromeiazero realiza a campanha “Bike Parada Não Rola”, que identifica e faz a coleta de bikes abandonadas nas garagens e bicicletários dos prédios em cidades brasileiras. 

 

A campanha é desenvolvida há mais de dez anos pela Ong, que retira as bikes abandonadas nos locais, reforma e dá nova vida a esses equipamentos, para em seguida destiná-los a projetos sociais desenvolvidos pelo instituto. São projetos como o Viver de Bike, um curso de geração de renda a partir da bicicleta, destinado a profissionais do cicloturismo, ciclologística e pessoas que queiram empreender com a bike. E o Rodinha Zero, que ensina crianças a pedalarem com autonomia e segurança sem rodinhas de apoio.

 

Desde 2021, para somar forças com a campanha e ajudar na mobilização de síndicos e administradores de condomínios, o Aromeiazero conta com a parceria do SíndicoNet, plataforma de conteúdo e serviços para condomínios no país. No período de um ano, de junho a junho, a campanha já coletou 408 bicicletas em condomínios de São Paulo, Rio de Janeiro e Macaé (RJ). Destas, 174 bikes foram recolhidas por meio do SíndicoNet, o que representa 42% do total. 

 

"E queremos fechar 2022 com mais 50% de contatos e doações do que as feitas em 2021; ou seja, precisamos de 60 novos contatos, 15 doadores e um total de 245 bikes captadas, nas três cidades citadas”, projeta Murilo Casagrande, diretor do Instituto Aromeiazero.

 

 Bikes abandonadas seguem para a oficina do projeto, onde são reformadas. Foto: Divulgação

 

Como doar uma bike parada

Para fazer a doação, primeiramente é necessário fazer um cadastro simples no portal do Aromeiazero. Em seguida, o instituto entra em contato para proceder a um levantamento prévio da quantidade de bikes a serem doadas, e definir um período para a execução da campanha. Em meio a esse processo, a Ong oferece apoio e material de divulgação para conscientizar os moradores sobre a importância das doações. Por fim, faz a retirada no local das bikes, sem qualquer custo.

 

Os interessados em colaborar com a “Bike Parada Não Rola” também podem entregar suas magrelas ou peças e acessórios no CDC Arena Radical, na Praça Augusto Rademarker Grunewald, nº37, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, no horário das 14h às 18h. Antes, é preciso fazer o agendamento no formulário do Aromeiazero, disponível no portal SíndicoNet. Mais informações: contato@aromeiazero.org.br.

 

Leia também:
Ação quer fortalecer uso da bicicleta na periferia de SP
Quer um bicicletário na periferia? Agite essa ideia
Campanha recolhe bikes paradas em condomínios na cidade do Rio
Todo dia é dia de bicicleta
Bicicleta aponta caminhos para homens presos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário