Rio deve iniciar bilhetagem digital até janeiro

Sistema permite mais controle do transporte público e integração entre modos de circulação. Em outra frente, Congresso discute proposta de Bilhete Único Nacional

Notícias
 

Fonte: Prefeitura do Rio/Agência Câmara  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de agosto de 2022

Rio deve iniciar bilhetagem digital até janeiro

Rio deve iniciar bilhetagem digital até janeiro

créditos: Prefeitura do Rio de Janeiro


A Prefeitura do Rio de Janeiro retomou nesta semana, a licitação para a concessão da bilhetagem eletrônica do transporte público municipal. Com o sistema, o município espera ter maior controle da arrecadação e do monitoramento da demanda de passageiros em todas as linhas, permitindo transparência financeira maior, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte.


Em julho, o consórcio Bilhete Digital (RFC Rastreamento de Frotas Ltda e Auto Tijuca Participações) obteve o primeiro lugar no critério financeiro, ao oferecer R$ 110 milhões para gerenciar todo o sistema pelo prazo de 12 anos, mas foi desclassificado, a partir de um recurso que questionou pontos da proposta.


No início de agosto, a Justiça decidiu manter o consórcio na disputa, que foi reiniciada na segunda-feira, com a análise da documentação. A comissão de licitação não deu prazo para finalizar as avaliações, mas depois de divulgado o resultado, se o consórcio Bilhete Digital atender a todas as exigências, as demais concorrentes terão cinco duas úteis para recorrer.


Conforme a Prefeitura, duas empresas e dois consórcios se credenciaram e apresentaram propostas: Sonda Mobilty; Consórcio Tacom (formado por Tacom Projetos e Tacom Ltda); Consórcio Bilhete Digital (formado por RFC Rastreamento de Frotas Ltda e Auto Tijuca Participações Ltda); e Autopass. 


O novo sistema de bilhetagem digital vai permitir a melhoria da prestação de serviço aos usuários de transporte público do Rio de Janeiro ao transformar o modelo de gestão. Atualmente, a Prefeitura não tem acesso ao banco de dados do sistema de bilhetagem, o que dificulta o planejamento da rede e impossibilita à Prefeitura avaliar o eventual déficit do sistema. Também há falta de transparência sobre créditos remanescentes.


"A licitação da bilhetagem representa um novo marco para a cidade, dando à Prefeitura o controle sobre a receita do transporte e garantindo ao cidadão a total transparência sobre as contas do sistema"
, declarou a secretária Maína Celidonio no anúncio dos resultados da licitação, em julho passado. A concessão será válida por doze anos, podendo ser prorrogado por, no máximo, igual período.


A operação da Bilhetagem Digital está prevista para começar entre o final de 2022 e janeiro de 2023, no sistema de BRT. Nos outros meios de transporte municipais, como VLT, ônibus convencionais e vans, a previsão é que o sistema de Bilhetagem Digital comece a ser operado até o fim de outubro de 2023.

 

Vantagens para os usuários
No sistema de bilhetagem digital serão aceitos diversos meios de pagamento, como cartão bancário, QR Code e celular. Há também a possibilidade de utilização de todos os cartões na integração com qualquer outro tipo de transporte, cuja integração será ampliada gradualmente, incluindo Bike Rio e Taxi.Rio. Haverá ainda facilidade na recarga e na troca de cartões e também na recuperação de créditos. O usuário poderá controlar a sua conta de forma 100% online e em tempo real, por meio de aplicativo e receberá o primeiro cartão gratuitamente.


Para facilitar o atendimento, a concessionária se obriga a manter doze pontos de atendimento presencial e triplicar a rede de venda e recarga hoje existente. Além de fazer a recarga em máquinas de autoatendimento (ATM), o usuário poderá utilizar a recarga online, por meio de site e aplicativo. Um dos objetivos do sistema é a redução gradativa do uso de dinheiro no pagamento dos transportes.


Bilhete único nacional
Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1830/22, que prevê a implementação de um sistema nacional de bilhete único a ser usado pelos entes federativos em todos os modos de transporte público. O sistema deverá ser eletrônico, o que permitiria o pagamento antecipado (pré-pago) por meio de cartão, aplicativo para celular e similares, divulgou ontem (11) a Agência Câmara de Notícias.


O texto não trata do valor das tarifas, que continuará a ser definido por quem controla o serviço público nos estados, no Distrito Federal ou nos municípios. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Leia também:
Frota de ônibus no Brasil é a mais velha em 27 anos
Mobilidade como Serviço tem chances no Brasil?
Prefeitura de SP pode ter que bancar ciclofaixas de lazer


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário