MDR anuncia programação para a Semana da Mobilidade 2022

Ministério inicia programação com assinatura de acordos para projetos de transporte público e o estímulo ao uso da bicicleta nas cidades

Notícias
 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de setembro de 2022

Semana da Mobilidade
créditos: MDR


Debates, palestras e a formalização de parcerias marcam a Semana Nacional de Mobilidade,  aberta hoje (16) pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A programação prosseguirá até o dia 23 de setembro.


Na segunda-feira (19), também às 10h, o Ministério e o Bndes assinam um protocolo de intenções para projetos de transporte público coletivo de média e grande capacidade nas regiões metropolitanas brasileiras com mais de um milhão de habitantes. A medida tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento da Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana.


Segundo o MDR, na primeira fase, serão elaborados estudos em 21 regiões metropolitanas, com um levantamento sobre as demandas de metrôs, trens urbanos, VLTs e BRTs nas cidades envolvidas. Ainda conforme a nota divulgada pelo Ministério, após essa análise será constituída uma carteira de projetos, nos diferentes níveis de governo e, também, de origens privada e internacional. A parceria terá duração de 12 meses a partir de publicação na página oficial do MDR e poderá ser renovada.

 

Regulação no Transporte Público Coletivo
Nas manhãs de terça (20) e quarta-feira (21), o MDR promove um seminário internacional para discutir experiências de regulação e programas de outros países em relação ao transporte público coletivo. Participarão representantes da Alemanha, Chile, Colômbia e França. O objetivo é construir uma proposta de marco legal para o transporte público no país. 

 

Selo Bicicleta Brasil
Na quinta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, a programação prevê uma live para falar sobre o Selo Bicicleta Brasil. A iniciativa do MDR faz parte do Programa Bicicleta Brasil, que tem a proposta de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, especialmente nos municípios de grande e médio portes. A live irá reunir representantes de empresas, associações e organismos públicos.

 

Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana
A programação da Semana da Mobilidade termina na sexta-feira (23) com a 9ª Reunião Ordinária do Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana, que comemorará um ano da instituição do colegiado. A abertura, às 10h, do encontro presencial na sede do MDR será feita pelo ministro Daniel Ferreira. 

 

Serviço
Semana de Mobilidade e da Semana Nacional de Trânsito

Os evento serão transmitido ao vivo pelo canal do MDR no YouTube


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário