Esqueça o carro. Hoje (22) é dia de bike, de caminhar...

Esta quinta-feira é o Dia Mundial Sem Carro. Pegue o busão, tente o metrô, o trem, as barcas, ou vá de cipó. Veja as atividades programadas em 12 capitais brasileiras

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de setembro de 2022

Neste Dia sem Carros, a bicicleta é destaque na pr

Neste Dia sem Carros, a bicicleta é destaque na programação

créditos: Amazônia Passa Aqui


A data foi criada em 1997, na França, com a proposta de estimular as pessoas a deixarem seus carros e motos na garagem e refletirem sobre o uso excessivo desses veículos automotores. A proposta é que nesse dia os motoristas experimentem outros modos de locomoção, não poluentes, como a caminhada e a pedalada, além do uso dos transportes coletivos.

A data é celebrada em meio à Semana da Mobilidade, e traz inúmeras atividades em todo o país. Veja abaixo uma seleção dos principais eventos programados em capitais brasileiras, de norte a sul, para este 22 de setembro, Dia Mundial sem Carro. Participe, deixe o possante na garagem e ajude na tarefa de reduzir as emissões de carbono


Dia Mundial Sem Carro 2022 - Programação  

Belém (PA)
- Desafio Intermodal 2022: logo cedo, a partir das 6h30, os participantes do tradicional desafio - que avalia a eficiência de cada modo de transporte - sairão do Mercado de São Brás e se locomoverão até o Solar da Beira, no Ver-o-Peso. É a segunda edição do evento organizado pelos coletivos ParáCiclo, Pedala, Mana! e Bike Anjo Belém.
- Bicicletada: no comecinho da noite, a partir das 19h, os ciclistas deverão se encontrar na Vila Container, na avenida Governador Magalhães Barata, bairro de São Brás. A ideia da pedalada é celebrar a bicicleta como meio de transporte.


Belo Horizonte (BH)
Duas atividades gratuitas celebram o Dia Mundial sem Carro na capital mineira:

- Pedalada no dia 22, com ponto de encontro na Praça da Estação e saída às 19h45, e finalização na av. Bias Fortes, 1034 (Kasa Invisível), organizada por vários coletivos da cidade: Giro Rua, BH Fixed, Pscicloativos, Bike Anjo, BH em Ciclo, Terça das Manas, entre outros. 

- Lançamento dos dados da Contagem de Ciclistas de 2022: será às 21h, ao final da pedalada, na Kasa Invisível. A contagem foi realizada pela BH em Ciclo (Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte), em parceria com outras organizações, como o Movimento Nossa BH.

 

Campo Grande (MS)
Durante a tarde do dia 22, haverá distribuição de materiais informativos sobre a mobilidade sustentável e uso da bicicleta como meio de transporte para o público que circula na esquina da rua 14 de Julho com avenida Afonso Pena e calçada da praça Ary Coelho. A partir das 19 horas, no Relógio Central (Av. Afonso Pena x Av Calógeras), ciclistas se concentram para uma pedalada por Campo Grande.

 

Curitiba (PR)
Bikes compartilhadas: às 11 horas, no estacionamento do Centro Cívico, a Prefeitura vai anunciar a primeira empresa habilitada a prestar o serviço de bicicletas compartilhadas em Curitiba. A iniciativa se insere no Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba e está alinhada aos demais projetos de mobilidade ativa da cidade. Também neste dia 22, haverá uma marcha de ciclistas pela cidade e, na sexta (23), o Desafio Intermodal. 

 

Florianópolis (SC)
Para alertar motoristas sobre a lei que determina abrir 1,5 metro de distância na ultrapassagem de ciclistas, ativistas estenderão faixas educativas de manhã, em Coqueiros e, à noite, na avenida Beira Mar Norte, próximo ao Trapiche, onde está programada a concentração de ciclistas para o passeio pela cidade, a partir das 19 horas. Para caminhantes, haverá atividade de manhã na Escola da Fazenda (Rua Jaborandi, 324, Campeche) a partir das 8h30 e ciclistas são bem-vindos.

 

Fortaleza (CE)
Neste Dia Mundial sem Carro, a Prefeitura de Fortaleza promove duas ações de estímulo ao uso da bicicleta: a gratuidade, tanto para os usuários do programa Bicicletar, como para os passageiros de ônibus que utilizarem os bicicletários dos terminais Parangaba, Siqueira, Antônio Bezerra e Messejana, que terão o benefício de uma passagem gratuita, no valor de R$ 3,90, para prosseguir sua viagem ao longo de toda esta quinta-feira.

 

Maceió (AL)

Transporte público gratuito: durante todo o dia, os maceioenses poderão se deslocar gratuitamente nos transportes coletivos do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (Simm), utilizando o cartão Vamu, na modalidade Cidadão. Também haverá programação especial para estimular os modos sustentáveis de locomoção, com destaque para: passeio de ônibus com alunos da escola Monteiro Lobato (9h); diversas palestras e o seminário "O transporte público como aliado para a solução do uso excessivo dos carros", no Cine Kinoplex, a partir das 8h30 (Maceió Shopping). 

 

Natal (RN)

Prefeitura realiza edição especial do Ciclo Natal, passeio ciclístico de 15 km pela capital potiguar. O percurso, a partir das 18h30, inicia pela marginal sul da Arena das Dunas, passa pela BR-101, até a Av. Engenheiro Roberto Freire; a volta é feita pela Av. Sen. Salgado Filho, seguindo pela Av. Lima e Silva e Av. Romualdo Galvão, até a chegada na marginal da Arena das Dunas.

 

Recife (PE)

Cicloativistas ocupam, a partir das 15 horas, parte do meio fio da rua Princesa Isabel, esquina com Rua da Aurora, para denunciar a invasão do espaço público pelos carros. Com várias atividades ao público que passar pelo local, os ciclistas querem mostrar que espaços construídos para a convivência humana são mais seguros e acolhedores. Em seguida, haverá uma pedalada pela capital pernambucana para comemorar o Dia Mundial Sem Carro.

 

Rio de Janeiro (RJ)

Cicloativistas cariocas, com apoio dos consulados da Bélgica, Suécia e Finlândia, farão uma bicicletada logo pela manhã do dia 22, para incentivar o uso da bicicleta na ida ao trabalho. A concentração será às 8h na estação de bikes compartilhadas na Praia do Flamengo. A partida será às 8h45 com destino à Praça Mauá, e a chegada é prevista para 9h30. Haverá empréstimo de bicicletas, mas é necessário fazer inscrição com antecedência neste link. 

No domingo, 25 de setembro, a partir das 14h, está sendo organizado um grande passeio ciclístico, a partir do Aterro do Flamengo, com o objetivo de conscientizar a população a diminuir o uso de automóveis. Profissionais vão oferecer apoio aos ciclistas e reparos nas bikes, e haverá ainda sorteio de dez bicicletas aos participantes. Inscrições no site: www.umdiasemcarro.com.br 

 

São Luís (MA) 

A capital maranhense marca o Dia Mundial sem Carro com o 1° Passeio Ciclístico “Na Cidade Sem Meu Carro”, organizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte. A concentração será na Praça Maria Aragão, e o percurso segue pela Beira Mar; ao final do passeio, segue-se uma programação com atividades educativas e sorteio de brindes. 

 

São Paulo (SP)

A capital paulista programou uma pedalada noturna para o Dia Mundial sem Carro, organizada por coletivos de cicloativistas e grupos de pedal. A concentração srá na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, às 19 horas, com partida às 20 horas.

Veja também a programação da Campanha "Amazônia Passa Aqui"

A campanha "Amazônia Passa Aqui" também programou diversos eventos para estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e o papel da mobilidade ativa no combate às mudanças climáticas. As atividades acontecerão de 22 a 30 de setembro.


Belo Horizonte (MG)
Massa Crítica: dia 22 de setembro, quinta-feira, às 19h, na Antiga Growleria de Arte, rua Sergipe, 629.


Curitiba (PR)
Marcha das 2022 bicicletas
e outros modais ativos & Aniversário da Praça de Bolso dos Ciclistas, dia 22 de setembro, sexta-feira, às 15h30, na praça de Bolso de Ciclistas, rua São Francisco x rua Presidente Faria, Centro

Feira MUS: Mobilidade Urbana Sustentável, dia 22 e 23 de setembro, quinta e sexta, às 10h, na praça Santos Andrade, rua Alfredo Bufren, Centro.

Bicicletada com crianças da ONG Passos da Criança, dia 24 de setembro, sábado, 8h30, na ONG Passos da Criança, rua Manoel Martins de Abreu, 22, Jd. Botânico.

 

Florianópolis (SC)
Dia Mundial Sem Carro, dia 22 de setembro, quinta-feira, das 8 h às 10h30, no Restaurante Campeche: SC-405, 1225, Campeche.

26º Florianópolis Audiovisual Mercosul, dia 23 de setembro, sexta-feira, às 16h, no Beiramar Shopping, rua Bocaiúva, 2468, Centro. Ingressos: R$ 10, com entrada é gratuita para pessoas indígenas e de outras cotas afirmativas.

 

Porto Alegre (RS)
E se aqui fosse uma praça?, dia 25 de setembro, domingo, às 9h, na Casa Bike Anjo POA, rua Freitas e Castro, 191.


Rio de Janeiro (RJ)
Pedal para a 6° Feirinha Sérgio Porto - Edição de Primavera, dia 24 de setembro, sábado, às 9 h, no Parque dos Patins, Lagoa Rodrigo de Freitas.

Festival Dia Mundial Sem Carro, dia 25 de setembro, domingo, às 13h, no Aterro do Flamengo, altura do posto 3.
 

São Paulo (SP)
Bicicletada Global Pelo Clima, dia  23 de setembro, sexta-feira, às 17 h, com concentração na Praça do Ciclista.

Amazônia Passa Aqui no Bike Alana, dia 24 de setembro, sábado, às 8h, com concentração na Estação Itaim Paulista da CPTM: sentido rua Cordão de São Francisco, ao lado do bicicletário.
 

Vitória (ES)
Dia Mundial Sem Carro: 5 meses sem Luisa Lopes e sem respostas, dia 22 de setembro, quinta-feira, às 18h, com concentração em frente ao Teatro da Ufes, avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras.

 

Leia também:
Rio de Janeiro lança seu Plano de Expansão Cicloviária
MDR anuncia programação para a Semana da Mobilidade 2022
Aeroporto fechado em Berlim dará lugar a um bairro sem carros
Sidney, na Austrália, amplia área livre de carros
Vale a pena abrir mão do carro em São Paulo?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário