Livro ensina como calcular dados de acessibilidade no transporte

Ipea lança "Introdução à acessibilidade urbana", um guia prático on-line voltado a gestores, analistas, estudantes e pesquisadores de planejamento e transporte

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de novembro de 2022

Um guia que ensina a projetar melhor o transporte

Um guia que ensina a projetar melhor o transporte urbano

créditos: Thinkstock

Acaba de ser publicado o livro "Introdução à Acessibilidade Urbana", de autoria de Rafael H. M. Pereira e Daniel Herszenhut. Trata-se de um guia (de livre acesso) que introduz conceitos e as habilidades práticas necessárias para se fazer estudos e avaliações de impacto de acessibilidade urbana*

 

A obra, de caráter prático, foi pensada para atender às demandas de trabalho de gestores públicos, analistas, alunos e pesquisadores de planejamento e transporte urbano. 

 

 

Imagem da capa do livro. Para acessar os conteúdos, clique aqui. 

 

No primeiro capítulo, a obra já esclarece que "acessibilidade" (diferente do conceito de mobilidade) deve ser entendida como o grau de facilidade com que cada indivíduo consegue acessar oportunidades de emprego, serviços de saúde e educação, atividades culturais e de lazer, entre outros tipos de atividade. 

 

Após uma visão geral sobre o tema, os principais capítulos passam a ensinar como analisar dados espaciais e de redes de transporte, para que se possa calcular estimativas de acessibilidade por diferentes modos, e visualizar esses resultados em mapas e gráficos. 

 

Um dos pontos altos do livro traz explicações sobre como os dados e metodologias podem ser utilizados para avaliar o impacto de projetos de transporte e as condições de acesso da população. 

 

Por fim, há informações sobre como baixar, analisar e visualizar estimativas de acessibilidade já calculadas para cidades brasileiras e disponibilizadas pela equipe do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) ligada ao "Projeto Acesso a Oportunidades".

 

*Todo o material deste livro é apresentado com exemplos reproduzíveis e dados abertos utilizando-se programação em R. Portanto, esta obra pressupõe conhecimentos básicos de R. Caso o leitor queira se familiarizar com essa linguagem de programação, os autores recomendam os seguintes títulos: "Ciência de Dados em R"; "R for Data Science (em inglês)"; "Geocomputation with R (em inglês)", com os links disponíveis. 

 

Leia também:
Mobilidade Urbana e o Acesso ao SUS para atendimento à Covid-19
"Subúrbio, Centro e Zona Sul parecem ser cidades diferentes"
Ampliação do acesso ao Transporte Público Urbano
Oferta de ônibus continua insuficiente, mesmo nas capitais


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário