Palmas (TO) prorroga tarifa zero para até 2 de março

Gratuidade nos ônibus durou uma semana e deveria terminar ontem, mas novo decreto da Prefeitura estendeu a medida até o sistema de bilhetagem ficar 100% normalizado

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Palmas  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de fevereiro de 2023

Ônibus grátis: a solução para manter o serviço em

Ônibus grátis: a solução de Palmas para manter o serviço

créditos: Secom/ Divulgação

Na semana passada, a Prefeitura de Palmas (TO) adotou uma medida pouco usual entre os gestores, e decretou a gratuidade no transporte público da cidade.

 

A previsão inicial é que a liberação das catracas nos ônibus funcionasse por apenas uma semana, e a justificativa do Executivo é que seria uma maneira de não penalizar mais a população que depende dos coletivos para se locomover. A intenção era dar tempo até se resolvesse um problema técnico no sistema de bilhetagem, que há dias vem impedindo as pessoas de fazer a recarga dos cartões. 

 

A retirada da cobrança começou então no dia 2 de fevereiro, após cenas de caos no transporte palmense, com muitos transtornos para os usuários. A partir daí, a Prefeitura assumiu a integralidade da operação do sistema de transportes na capital do Tocantins. 

 

“(...) Determinei a liberação das catracas até que a migração se dê por completo e o sistema esteja totalmente estável”, afirmou na ocasião a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). 

 

Como dito, a previsão inicial era que a medida se encerraria ontem, segunda-feira (6). Mas, já à noite, um novo decreto foi publicado no Diário Oficial do Município, estabelecendo a tarifa zero por mais um mês, até o dia 2 de março. 

 

O Decreto nº 2.321 determina que as catracas continuarão livres, de acordo com o gestor até que se complete a implantação do novo sistema de bilhetagem, que deverá ser "capaz de garantir segurança, estabilidade do funcionamento e adequação às exigências legais que competem ao poder público." 

 

Além disso, esse período de gratuidade revalidado será utilizado pela gestão para testes e adaptações, "sem transtornos aos nossos usuários", garante a Prefeitura.

 

Também no dia 2 de março, quando se encerrar a gratuidade, a gestão informa que fará um balanço dos 100 dias de funcionamento da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP). Serão apresentados os resultados da experiência e, adianta a Prefeitura deixando expectativa no ar, "será feito o anúncio de novas ações e projetos para o transporte coletivo."

 

Leia também:
Planejada para carros, Palmas precisa superar o velho modelo
Movimento pela tarifa zero no transporte público cresce no país
Tarifa Zero em Luxemburgo: veja como funciona
Teresina anuncia "tarifa zero" para os mais pobres
São Paulo faz audiência pública sobre Tarifa Zero


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário