Vai começar a maior contagem de ciclistas de SP! Sugestões: até 19/3

Prefeitura e instituições brasileiras e internacionais lançaram uma consulta pública para a realização de uma nova contagem de ciclistas na capital paulista. Participe!

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Ciclocidade  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de março de 2023

Contagens começam em abril a partir de dados da Ci

Contagens começam em abril a partir de dados da Ciclocidade

créditos: Mobilize Brasil

Foi lançada nesta terça-feira (7) uma consulta pública que servirá para a realização da maior contagem de ciclistas já feita na capital paulista. Qualquer pessoa interessada pode contribuir com sugestões, bastando para isso preencher um formulário que ficará disponível até o dia 19 de março. 

 

A iniciativa é uma parceria entre Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), Bloomberg Philanthropies,  Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Transformative Urban Mobility Initiative (Tumi) e escritório de urbanismo Metrópole 1:1. 

 

Após a consulta pública, as contagens terão início em abril e utilizarão como base 218 pontos mapeados pela Ciclocidade no caderno “Monitoramento de viagens em bicicleta: Uma proposta para a cidade de São Paulo”

 

Meta ambiciosa até 2030

Haydée Svab, uma das responsáveis pela pesquisa e elaboração do caderno, lembra que a cidade ainda não possui formas eficientes para monitorar o aumento de viagens em bicicleta: “Atualmente, dependemos quase que exclusivamente da Pesquisa Origem e Destino [OD] para obtermos esses dados, e com um intervalo longo entre elas, de dez anos. Por outro lado, a cidade tem a meta de, até 2030, quintuplicar o número de viagens por dia em bicicletas - dos 0,8% da última Pesquisa OD para 4%”, explica. A meta citada pela pesquisadora consta no Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050 (PlanClima), publicado em 2021. 

 

A Pesquisa OD é realizada pelo Metrô e SMT a cada 10 anos. Se considerada a Pesquisa de Mobilidade Urbana, de amostragem reduzida e promovida pelos mesmos órgãos no intervalo entre os levantamentos OD, pode-se dizer que a estimativa se dá a cada cinco anos. 

 

“Para uma grande metrópole como São Paulo, que possui objetivos tão ambiciosos, é necessário realizarmos este monitoramento de forma mais frequente, além de tornar o processo mais eficiente, principalmente para chegarmos também às regiões periféricas, onde historicamente a bicicleta sempre cumpriu um importante papel na locomoção”, comenta Tainá Pacheco, pesquisadora que também participou do estudo.

 

Como participar da Consulta Pública

Para contribuir com a consulta pública, preencha este formulário até o dia 19 de março. Nele, além de fazer comentários sobre um ou mais dos 218 pontos já mapeados na cidade, é possível ainda sugerir outros locais para a realização das contagens de ciclistas. Todas as recomendações serão analisadas e passarão por avaliações técnicas e de viabilidade. 

 

Então, já sabe: para acessar o formulário e fazer suas contribuições (até 19/3), clique aqui. 

 

Leia também:
App permitirá estimar tendência do uso da bicicleta em São Paulo
Como monitorar melhor as viagens por bicicleta em SP?
"Pedestre e ciclista precisam ser incluídos nos planos de transportes"
Estudo mostra os desafios e medos de quem trabalha com a bicicleta
Ação quer fortalecer uso da bicicleta na periferia de SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Eunice Franco - 02 de Abril de 2023 às 06:26 Positivo 0 Negativo 0

Eu recebi um link via whatsapp q citou incrições até 29/03. Será que dei meus dados para golpista.

Clique aqui e deixe seu comentário