App permitirá estimar tendência do uso da bicicleta em São Paulo

Parceria entre Prefeitura, Ciclocidade e aplicativo Strava buscar "calibrar" o monitoramento de ciclistas na cidade de forma rápida, sem necessidade de contagens anuais

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Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Folha de S. Paulo  |  Postado em: 05 de outubro de 2022

Quantos usam bicicleta em SP? Contagem será aprimo

Quantos usam bicicleta em SP? Contagem será aprimorada

créditos: Mobilize Brasil


A Prefeitura de São Paulo, a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) e o aplicativo Strava estabeleceram uma parceria para aperfeiçoar mensuração da circulação de ciclistas na capital paulista. O levantamento vai servir para apontar a tendência de uso das bicicletas no dia a dia da cidade.

 

A contagem de bicicletas em circulação e as tendências de aumento ou redução, de forma rápida, são fundamentais para mostrar se a cidade está mais próxima ou não da meta do PlanClima (Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050). O plano estabelece que, até 2030, 4% do total de viagens realizadas na cidade sejam feitas com bicicleta, o que corresponde a cinco vezes o registrado pela Pesquisa Origem-Destino de 2017.

 

O Strava é um aplicativo que reúne mais de 100 milhões de pessoas em 195 países. Os usuários registram suas atividades, como deslocamentos de bicicleta pela cidade, o que possibilita traçar os caminhos mais utilizados, por exemplo. Segundo o app, os dados são tratados de forma anônima em sua plataforma Strava Metro.

 

O banco de dados do aplicativo tem sido usado, desde 2016, para determinar o número de ciclistas em certas regiões. Como o Strava traz um perfil específico e que não representa a totalidade das pessoas que se deslocam por bicicletas, foram criados modelos estatísticos capazes de extrapolar o que foi detectado pelo app.

 

A partir da contagem oficial feita pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o Strava consegue "calibrar" a estimativa. De forma bem resumida, funcionaria da seguinte maneira. Se para cada 10 pessoas que passaram usando o app foram registradas 50 pelo órgão municipal no mesmo horário e local, então se multiplica por cinco o número detectado pelo Strava.

 

O novo sistema permitirá que daqui a um ano, por exemplo, não seja necessária uma nova contagem oficial, bastando multiplicar por cinco a quantidade de usuários detectada, na ocasião, pelo aplicativo.

 

Outras variáveis regionais também entram na definição desse número final, como o total de empregos, número de bicicletários e bicicletas por pessoa. Ou seja, não é apenas a aplicação de uma "regra de três".

 

As estimativas baseadas nos dados do Strava permitem economizar recursos e detectar de forma mais imediata o que está acontecendo em determinado local da cidade.

 

Strava consegue "calibrar" a estimativa de contagem feita pela CET. Foto: Fábio Arantes/Prefeitura de SP 

 

Pesquisa

A pesquisa "Monitoramento de Viagens em Bicicleta: Uma Proposta para a Cidade de São Paulo" levou em consideração 47 pontos onde foram feitas contagens pela CET, das 7h às 10h e das 17h às 20h, sempre em dias úteis.

 

"A pesquisa mostrou que é possível usar os dados do Strava Metro em combinação com os dados da CET para ajudar no planejamento da mobilidade urbana. Além disso, evidenciou a necessidade de expandir as contagens da CET para as regiões mais periféricas da cidade. Só assim será possível aperfeiçoar os modelos estatísticos e ter uma visão completa da cidade", diz Tainá Souza Pacheco, pesquisadora da Ciclocidade.

 

A prefeitura afirma que a pesquisa foi conduzida entre o segundo semestre de 2021 e junho de 2022 pela Ciclocidade, em conjunto com a equipe do DPT (Departamento de Pesquisas e Simulações de Tráfego) da CET e da assessoria técnica da Secretaria Municipal de Transportes, tendo o acompanhamento de parceiros do IME-USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo).

 

"A SMT e a CET acreditam que as parcerias com Strava Metro e com Ciclocidade contribuem para o melhor planejamento do Poder Público para implementação de políticas públicas voltadas à mobilidade da cidade", disse a administração municipal, em nota.

 

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Comentários

Vanderlei Torroni - 06 de Outubro de 2022 às 07:18 Positivo 1 Negativo 0

Alguns membros do CMTT/SP estão trabalhando em um projeto para monitoramento e levantamento de dados para confrontarmos os números.

Vanderlei Torroni - 06 de Outubro de 2022 às 07:16 Positivo 1 Negativo 0

A grande maioria da massa trabalhadora e usuária por "necessidade" da bicicleta ficaria fora dessa medição. Para essa classe trabalhadora é mais fácil habilitar o Google Street View, pois lá temos disponível, e sem assinatura, os dados diários.

Vanderlei Torroni - 06 de Outubro de 2022 às 07:13 Positivo 2 Negativo 0

Acredito que isso poderá "mascarar" ou ser inverídico no resultado final, já que a grande maioria dos entregadores não utiliza esse aplicativo. Essas informações serão resultado de ciclistas de classe social e da grande maioria de áreas nobres...

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