SP: a única cidade brasileira em lista de melhores do mundo para pedalar

Metrópole aparece - em 76º lugar - no ranking Bicycle Cities Index que analisa as condições para andar de bicicleta em 90 cidades em todo o planeta

Notícias
 

Fonte: CNN Brasil  |  Autor: CNN Brasil  |  Postado em: 17 de agosto de 2022

SP é a 76ª em ranking de cidades que investem em b

SP é a 76ª em ranking de cidades que investem em bicicleta

créditos: Rovena Rosa/ Agência Brasil

São Paulo aparece em 76º lugar em um ranking de 90 países que analisa quais cidades pelo mundo têm as melhores condições de circulação para os ciclistas.

 

No topo dessa lista, que partiu do estudo Bicycle Cities Index, da empresa de seguros Luko, está Utrecht (Holanda), seguida de Münster (Alemanha), e Antuérpia (Bélgica). A cidade holandesa Amsterdã, conhecida como a capital mundial das bicicletas, aparece em 5º lugar.

 

Segundo o documento, que não deseja refletir as melhores e piores cidades para andar de bicicleta, cada destino foi selecionado por sua “disposição de investir e trabalhar em iniciativas para melhorar a infraestrutura e a segurança cicloviária”.

 

Cada cidade foi avaliada com uma pontuação que poderia variar até 100, e entre os critérios estavam: segurança, fatalidade, infraestrutura - como extensão das ciclovias e estações de compartilhamento de bicicletas -, número de acidentes, quantidade de lojas de bike, participação em eventos (como o Dia Sem Carros -, entre outros.

 

Enquanto o primeiro lugar alcança uma pontuação de 77,84, São Paulo tem 24,81 pontos. A América Latina também é representada por Santiago (58º lugar), no Chile; Buenos Aires (83º), na Argentina; e Bogotá, Cali e Medellín, na Colômbia (81º, 82º e 89º).

 

“Decidimos investigar quais cidades ao redor do mundo estão melhorando suas condições gerais de ciclismo, além de incentivar o uso da bicicleta como um meio de transporte saudável e sustentável”, diz o texto de apresentação do estudo. 

 

O levantamento também levou em consideração as condições climáticas, ao determinar a média de horas de sol, milímetros de chuva e número de dias de clima extremo, para traçar uma imagem geral do clima em cada cidade.

 

Confira o top 10 da Bicycle Cities Index 2022:

1. Utrecht - Holanda

2. Münster - Alemanha

3. Antuérpia - Bélgica

4. Copenhague - Dinamarca

5. Amsterdã - Holanda

6. Malmö - Suécia

7. Hangzhou - China

8. Berna - Suíça

9. Bremen - Alemanha

10. Hannover - Alemanha

 

Leia também:
Planta com espinhos na ciclovia...Pode?
Reforma da ciclovia da Orla da Pampulha, em BH, é concluída
Breve, em Berlim, uma ciclovia com 38 km e 4 m de largura
São Paulo assina contratos para ampliar a malha cicloviária
Na cidade, 30 km/h. Amsterdã mostra porque...
Como a "pegada holandesa" dos motoristas ajuda a evitar acidentes com ciclistas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário