Estudo do Ipea mostra que 41% desaprovam transportes públicos

A população brasileira em geral, e em especial a de grandes municípios, com mais de 100 mil habitantes, avalia o transporte público oferecido na sua cidade como negativo

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 19 de janeiro de 2012

Capa do estudo

Capa do estudo

créditos: IPEA

 

A constatação é o principal resultado da pesquisa Sistema de Percepção Social (SIPS) Mobilidade Urbana, realizada pelo Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em segunda edição, com dados de 2011, e divulgada hoje (19) pela entidade.
 
Na prática, 41% dos entrevistados que vivem nas grandes cidades consideram ruim ou muito ruim o transporte coletivo de suas localidades. O estudo ouviu 3.781 pessoas, de 212 municípios, e evidenciou percepções diferentes sobre mobilidade urbana, em situações específicas como: o tamanho populacional, frota por região e faixa salarial.

Segundo o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Ernesto Galindo, "esta realidade não tem sofrido grandes alterações nos últimos anos, com a população em geral tendendo a avaliar o transporte público de forma negativa". O especialista reconhece aí um problema, que no entanto poderá sofrer mudanças a partir da implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que estabelece diretrizes aos municípios para criarem planos de mobilidade com ênfase no transporte não motorizado.
 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Rodrigo Delboni - 12 de Maio de 2012 às 10:40 Positivo 0 Negativo 0

Mais uma pesquisa muquirana. 41% só? impossivel!!! Pode colocar ai 80% insatisfeita....tá ficando ridiculo essas pesquisas divulgadas no mobilize.

Clique aqui e deixe seu comentário