Eletra inaugura nova fábrica de ônibus elétricos

Nova unidade foi planejada para produzir 1.800 ônibus por ano, 100% nacionais. Lula e Alckmin participaram da solenidade em S. Bernardo do Campo

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / Agência Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de junho de 2023

Inauguração da nova unidade da Eletra, em S. Berna

Inauguração da nova unidade da Eletra, em S. Bernardo (SP)

créditos: Rovena Rosa / Agência Brasil


A Eletra Tração Elétrica inaugurou hoje (2) sua nova fábrica de ônibus elétricos em São Bernardo do Campo (SP). A unidade, localizada na Via Anchieta, tem capacidade para produzir 150 ônibus elétricos por mês e um total de 1.800 por ano. Mas, na solenidade, a presidente da empresa, Milena Braga Romano, anunciou que a meta é chegar a 2.700 ônibus por ano. A cerimônia contou com a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB).


Fundada em 1998, a Eletra se desenvolveu produzindo diversos modelos de trolebus para atender às necessidades do Corredor ABD, sistema de ônibus que liga a zona sul de São Paulo ao vários municípios da região do ABC. Há dois anos, a empresa iniciou a produção de veículos movidos a bateria, elétricos puros ou elétricos com carregamento por meio de cabos, nos terminais de cada viagem.


A ampliação das instalações da Eletra exigiu investimentos de R$ 150 milhões, com objetivo de se tornar líder na montagem de ônibus elétricos na América Latina, com a geração de 500 empregos nos próximos dois anos, além de mais vagas nas empresas parceiras e fornecedoras, como a Weg (fabricantes dos componentes elétricos), a Caio (fabricante das carrocerias) e Scania e Mercedes, as duas que produzem as plataformas dos novos ônibus.


Na inauguração, Milena Romano disse que a cadeia produtiva poderá gerar um total de 10 mil empregos em três anos e ressaltou que a empresa é “um bom exemplo dessa nova indústria que está nascendo no país, com tecnologia nacional, desenvolvida por engenheiros e técnicos brasileiros, e cadeia produtiva completa por meio de parcerias".


Comando de mulheres
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a solenidade para sugerir a necessidade de substituir os ônibus escolares do país  por novos ônibus, agora elétricos. "O elétrico é mais caro do que o ônibus normal, mas no seu funcionamento, quando começa a operar, ele vai custar 73% a menos do que o ônibus normal, a diesel. Por isso é que a gente tem que apostar numa empresa brasileira", acrescentou Lula. Ele destacou também o fato de a Eletra ser comandada por mulheres. "Tenho alegria de estar na Eletra, uma empresa presidida por duas mulheres. Fui acompanhado aqui na visita por mãe e filha. E justamente ontem o Senado aprovou a lei de salários iguais para trabalhos iguais entre homens e mulheres", disse Lula.


Ônibus e caminhões
A Eletra produz vários modelos de ônibus elétricos a bateria e trolebus. Uma versão mais recente, o "Dual Bus" é um ônibus articulado com 23 metros que pode circular em duas configurações diferentes: híbrido/trólebus e híbrido/elétrico puro. A empresa também produz caminhões elétricos e oferece o serviço de conversão (e-retrofit) de caminhões para motorização elétrica.

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Brasil, um "país autorama" ?
Entrevista: Gabriel Oliveira explica o projeto Zebra
Curitiba inicia testes com ônibus da brasileira Eletra
Ônibus elétrico da Volkswagen inicia testes no Brasil
Eletra lança ônibus elétrico híbrido com tecnologia 100% nacional


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário