Em Fortaleza, crianças terão um caminho seguro para ir de bicicleta à escola

Obras do programa Rotas da Infância, da Prefeitura e Iniciativa Bloomberg, vão facilitar o deslocamento a pé e de bike de alunos de escolas públicas na capital cearense

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 17 de julho de 2025

Obra servirá alunos da Alba Frota e de duas escola

Obra servirá alunos da Alba Frota e de duas escolas próximas

créditos: Marcos Moura PMF
Foram iniciadas nesta quinta-feira (17) as obras do programa Rotas da Infância, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza e Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI). A proposta, como o nome sugere, é melhorar a estrutura cicloviária no entorno de escolas públicas e promover mais segurança para estudantes e pais que se deslocam a pé ou de bicicleta até os estabelecimentos de ensino. 
 
 
Previstos para serem entregues no início de outubro, os trabalhos compreendem o entorno da Escola Municipal Alba Frota, no Centro, e beneficiarão também alunos de outras duas escolas próximas: a Justiniano de Serpa e a Clóvis Beviláqua. Fortaleza é uma das dez cidades do mundo que este ano receberam aportes da BICI para desenvolver ações de melhoria da segurança cicloviária, no caso com foco nas crianças.
 
 
As intervenções no entorno da escola incluem a criação de rampas de acesso, ampliação dos passeios, diminuição das distâncias de travessia, instalação de infraestrutura de segurança cicloviária nas ciclofaixas já existentes, elevação e alargamento da ciclovia, implantação de travessias elevadas e construção de um caminho que conecte a escola à Cidade da Criança, importante parque histórico no Centro que deve ser reaberto no final de julho, o que vai proporcionar a conexão das crianças com áreas verdes da cidade. 
 
 
Crianças em segurança
De acordo com estudos desenvolvidos pelo BICI, 79,2% dos alunos da Escola Municipal Alba Frota vivem em bairros próximos a escola, como o Centro, José Bonifácio, Joaquim Távora e Aldeota. Quase 50% vivem a até 1 km de distância da instituição, facilitando o deslocamento ciclístico. 
 
 
Para Lídia Lourinho, coordenadora especial da Primeira Infância de Fortaleza, a obra chega em boa hora: “Com a reabertura da Cidade da Criança e o fluxo intenso de pais e estudantes que se deslocam ao Alba Frota e às escolas vizinhas, é essencial termos um entorno seguro e bem equipado para que esses deslocamentos possam ser feitos sem intercorrências, não só para as escolas, mas para o lazer dessas crianças, proporcionando a elas uma maior conexão com a cidade”.
 
 
O programa é liderado pela primeira-dama Cristiane Leitão em parceria com a Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
 
 
 
 

E que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário