Para melhorar as condições de mobilidade na região metropolitana de Campinas, reduzir óbitos e custos operacionais, bem como as emissões de gases de efeito estufa, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério das Cidades acaba de divulgar o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) para a cidade paulista, com a definição de projetos para ampliar as redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC).
O estudo projeta uma expansão da rede em projetos de VLT (de 47km a 65km) e de BRT (de 20km a 38km) em Campinas. A definição de qual modelo será adotado (BRT ou VLT) deve ficar para um momento posterior aos estudos detalhados para modelagem dos projetos. De acordo com o BNDES, o investimento estimado para os projetos é de até R$ 7,7 bilhões.
Em nota, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante afirma que, “Com o estudo, o BNDES contribui com a produção de uma política pública para a formulação de uma estratégia nacional de mobilidade urbana, de longo prazo e sustentável, unindo esforços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos brasileiros e brasileiras, com um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro”.
Entre os projetos apontados pelo ENMU para a região metropolitana de Campinas estão:
* BRT Unicamp,
* BRT Miguel Burnier,
* BRT Orosimbo Maia,
* VLT Viracopos-Campinas,
* VLT Sumaré-Campinas e
* VLT/BRT Santos Dumont.
Clique no link e acesse o projeto na seção Estudos do Mobilize.
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