Campinas (SP) supera a marca dos 100 km de ciclovias

Com a inauguração de nova rota para ciclistas no domingo (20), cidade paulista de mais de 1 milhão de habitantes totaliza 101,38 km de faixas exclusivas para bicicletas

Notícias
 

Fonte: Mobilize / Prefeitura de Campinas  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de agosto de 2023

O pequeno Benjamin, de 3,5 anos, pedala na nova ci

O pequeno Benjamin, de 3,5 anos, pedala na nova ciclovia

créditos: Carlos Bassan/ PMC

No último domingo (20), com a entrega de uma nova rota cicloviária de 3,51 km, ligando os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, a cidade paulista de Campinas ultrapassou a marca de 100 km de ciclovias e ciclofaixas implantadas. Mais precisamente, o município totaliza agora 101,38 km de vias exclusivas para ciclistas.

 

O novo percurso vai da Vila Santana (Sousas) até a Toca da Mangava, na estrada para o distrito de Joaquim Egídio. O trecho inclui uma bem arborizada e sombreada estrada de terra, que leva até o Centro de Cultura Cervejeira Toca da Mangava. A obra foi realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e teve investimento de aproximadamente R$ 855 mil.  

 

Segundo o presidente da Emdec, Vinicius Riverete,  entre 1989 e 2020, a cidade de Campinas implantou 67 km de ciclovias e, nos últimos dois anos e oito meses (gestão atual do prefeito Dário Saadi), acelerou o processo, e entregou mais de 33 km vias para bicicletas. 

 

Além da ciclovia Vila Santana/Toca da Mangava, foram entregues neste ano pela administração municipal três outras rotas cicloviárias: no fim de junho, a via Escola de Cadetes, com 2,70 km, interligada à infraestrutura cicloviária existente (Amarais e Theodureto); em julho, a JBD-Pirelli/ Terminal Satélite Íris, com 0,70 km; e a Vila Olímpia, com 0,87 km, no distrito de Nova Aparecida.  

  

Novas rotas 

A Emdec informa que tem projetos para mais oito trechos cicloviários, que totalizam quase 16 km, aguardando a abertura de processo licitatório para a construção. Entre eles, trechos no Parque Ecológico “Hermógenes de Freitas Leitão”, Campina Grande, Jardim Garcia, José Paulino e Campos Sales. 

 

Veja mais fotos de ciclovias em Campinas:




E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
Prefeitura de SP quer entregar 305 km de ciclovias, abaixo da meta
Strava mostra crescimento no uso de bikes em 2022. Rio é a 2ª no mundo
Nova ciclovia no centro de BH está praticamente pronta
Ciclovias nas capitais brasileiras crescem somente 4% em um ano
SP tem agora 722 km de ciclovias, mas parte delas está abandonada


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário