Proposta de robô de entrega em ciclovia gera polêmica nos EUA

Empresa pretende pôr o REV-1 na via junto a ciclistas. Mas uso de bots em calçadas já foi recebido com protestos. Será que as pessoas querem dividir seu espaço nas ruas?

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Fonte: Olhar Digital  |  Autor: Olhar Digital/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 22 de julho de 2019

Robô REV-1, pensado para circular em ciclovias

Robô REV-1, pensado para circular em ciclovias

créditos: Divulgação

Uma empresa de Michigan (EUA) quer colocar robôs que fazem entregas para circular pelas ciclovias do país, lado a lado com as bicicletas. Este tipo de autônomo vem sendo desenvolvido mais e mais por startups norte-americanas no último ano, mas a proposta já é vista com ressalvas por parte das pessoas nas cidades onde experiências parecidas foram introduzidas. 

 

Agora, a novidade é o autônomo REV-1, um robô de entregas apresentado durante um evento de tecnologia nos Estados Unidaos pelo CEO da Refraction AI, Matthew Johnson-Robertson, que também é professor na Universidade de Michigan.

 

O REV-1 é maior do que a maioria dos robôs de entrega, que em geral têm aproximadamente o tamanho de uma caixa de isopor grande e dirigem nas calçadas. Mas é menor e mais barato que vans de entrega autônomas ou pequenos ônibus. Além disso, a empresa garante que ele é leve e tem potência baixa o suficiente para se classificar nos regulamentos de uma bicicleta elétrica. Dizem ainda que, com cerca de 80 centímetros de largura, ele é ideal para andar em ciclovias.

 

"Nossa plataforma é leve, ágil e rápida o suficiente para operar na ciclovia e na pista", afirmou Johnson-Roberson ao site Trucks.com. Com custo unitário de cerca de 5 mil dólares  (cerca de R$ 18.800), o REV-1 também será mais acessível do que rivais maiores, enquanto ainda oferece espaço suficiente para transportar encomendas.

 

Intrusos?

Mas embora a ideia pareça interessante, ainda existem ressalvas, como, por exemplo, a opinão das pessoas sobre um robô andando pelas ciclovias. Já houve protestos sobre a intrusão de autônomos de entrega nas calçadas, com algumas cidades até banindo os bots. Colocá-los em ciclovias poderia ser ainda mais perturbador, bem como potencialmente perigoso para os ciclistas.

 

Outro obstáculo é o clima das cidades, já que o robô tem que ser capaz de operar tanto no calor quanto no frio, na chuva e na neve. Estes últimos pontos estão sendo estudados durante os testes em Michigan, uma cidade que enfrenta muitas precipitações. A Refraction vê uma oportunidade de desenvolver um robô diferente dos de outras empresas da costa leste dos Estados Unidos, que não têm que lidar com condições climáticas variadas. 

 

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