Em algumas cidades dos Estados Unidos já é possível a uma pessoa fazer por aplicativo o seu pedido de lanche ou almoço utilizando, em vez de um entregador tradicional, um robô autônomo, desenvolvido com inteligência artificial especialmente para essa tarefa.
A novidade foi anunciada no final de junho pela empresa de tecnologia Serve Robotics, e atenderá residentes da região metropolitana de Atlanta, onde a entrega autônoma, via plataforma Uber Eats, começa a ser oferecida. Atlanta é quarta cidade a receber a comodidade, após lançamentos do serviço feitos anteriormente nas cidades de Los Angeles, Miami e Dallas-Fort Worth.
Os robôs autônomos da Serve Robotics vão trafegar pelas calçadas dos bairros de Midtown, Old Fourth Ward e Downtown de Atlanta até a porta do cliente, atendendo a aproximadamente 50 mil pessoas, calcula a empresa.
Os robôs, explicam os técnicos, foram projetados para fornecer entregas de última milha, e acredita-se que desse modo poderão contribuir para reduzir congestionamentos nas ruas e reduzir emissões.
O objetivo da empresa é implantar 2.000 desses robôs nos EUA até o final de 2025, e nos próximos meses a expectativa é que sejam anunciados novos mercados em cidades do país. O investimento feito é da ordem de US$ 198 milhões, informa o comunicado de imprensa da Serve Robotics.
Leia também:
Lições de Dublin: tecnologia, bikes e drones
Drones: o desafio dos voos autocontrolados
Como garantir a segurança dos veículos robôs?
Para reduzir emissões na logística urbana
Quer apoiar o Mobilize Brasil?
