Revista destaca a cultura das bikes de carga brasileiras

As tradicionais bicicletas cargueiras do nosso país são destaque na primeira edição da revista Carrier, dedicada ao tema da ciclologística

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de novembro de 2023

Trabalhadores da bike: condutores invisíveis

Trabalhadores da bike: condutores invisíveis

créditos: Reprodução Carrier

Carrier Magazine, uma saborosa publicação sobre cargo bikes, acaba de ser lançada durante o Festival Internacional de Bicicletas de Carga, na Holanda. São 80 páginas cheias de histórias e informações sobre as possibilidades de uso das magrelas em serviços de entregas urbanas, em várias partes do mundo, de Nova York a Gana, na África, passando até por uma expedição cargueira na Rota da Seda.


Na capa, o destaque é a matéria "Brazil´s Cargo Bike Culture", com a deliciosa entrevista de Zé Lobo, diretor da organização Transporte Ativo (TA) sobre a resiliência das bicicletas de carga no Brasil. Resiliência que se dá mesmo após o aparecimento dos automóveis nas ruas do país, ou melhor, do Rio de Janeiro, onde a TA tem sua sede e principal palco de ação.


Como sabemos, as cargueiras também seguiram trabalhando nas ruas centrais de Curitiba, Salvador, Santos, Nova Iguaçu, Recife, Porto Alegre, Belém do Pará, São Paulo, e em centenas de outras cidades, para entregas de bebidas, jornais, gelo, pães, colchões, materiais de construção e toda a sorte de produtos.


A matéria também aponta o problema da "invisibilidade" desses trabalhadores do pedal, raramente lembrados em políticas de inclusão social ou em projetos de mobilidade urbana. Na entrevista, Zé Lobo fala também sobre a produção tupiniquim das bicicletas cargueiras, que continua forte e firme, apesar da chegada das novas long-john elétricas, muito mais caras, mas talvez delicadas para suportar os trancos e barrancos das ruas brasileiras.

 

A publicação (em inglês) mostra um panorama da ciclologística no mundo, com novidades tecnológicas, políticas e estímulo ao ciclismo urbano, e também visões críticas sobre o uso de baterias de lítio na motorização das cargo bikes. Há também anúncios muito interessantes sobre bikes cargueiras.

 

Para ler, acesse o link https://issuu.com/cargobikefest/docs/carrier-issue-01




Leia também:
Trabalhadores do pedal
Bicicletas de carga: trabalho premiado
Berlim lança sistema de bikes de carga compartilhadas
Nova York autoriza uso de cargo bikes elétricas maiores
Bogotá inova com sistema de bikes de carga e até bikes para pessoas com deficiência


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário