Nova York autoriza uso de cargo bikes elétricas mais largas

Autoridades novaiorquinas consideram bikes cargueiras de pedal assistido sustentáveis, não poluentes, e permitirão veículos com mais de 90 cm de largura

Notícias
 

Fonte: NY DOT  |  Autor: Mobilize Brasil (edição e tradução)  |  Postado em: 05 de setembro de 2023

Projeto que incentiva e-bikes cargueiras é sucesso

Projeto de incentivo a e-bikes cargueiras é sucesso em NY

créditos: NY DOT/ Divulgação


O Departamento de Transportes de Nova York (NYC DOT) propôs recentemente que os veículos ou bicicletas de carga a pedal com assistência elétrica, as cargobikes elétricas utilizadas em entregas na cidade, possam ter dimensões maiores para tornar a atividade ainda mais sustentável.

 

Divulgada em agosto, a proposta da autoridade de transportes urbanos está na etapa de consulta pública (no site da NYC DOT), e deverá ser aprovada em audiência pública virtual no dia 13 de setembro.


Hoje as normas preveem uma largura máxima de 36" (cerca de 90 cm), mas a ideia é permitir a utilização de cargo bikes com largura de até 1,20 m, além da possibilidade de terem quatro rodas, para facilitar a carga de encomendas mais pesadas ou de maiores dimensões. A regra atual em Nova York restringe a circulação deste tipo de veículos a duas ou três rodas.

 

A ideia dos responsáveis pela logística urbana de Nova York é assegurar uma oferta mais ampla do serviço, pois estes veículos não são poluentes e podem inclusive substituir alguns pequenos veículos de entregas que ainda utilizam motores a combustão.

 

Duas cargo bikes em atividade podem substituir um carro de entregas e contribuir para evitar a emissão de até 14 toneladas de gases nocivos à atmosfera, afirmam as autoridades novaiorquinas.

 

E-bikes cargueiras maiores e mesmo com 4 rodas serão permitidas na cidade de Nova York. Foto: NY DOT

 

Menos poluição

Desde o lançamento em 2019 do programa piloto de bikes de carga do NYC DOT, as entregas por esse meio aumentaram significativamente na cidade norte-americana.

 

Dados recentes apontam que, em 2022, as cargo bikes realizaram mais de 130 mil viagens para entrega de mais de 5 milhões de pacotes e mantimentos, evitando assim cerca de 650 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2). As bicicletas a pedal com assistência elétrica permitem também chegar mais facilmente a zonas de acesso restrito ou zonas com proibição de circulação de veículos a combustão.

 

Veja mais fotos:

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também: 
Nova York pretende aprovar pedágio urbano para 2024
NY ganha outra "open street". Já em Berlim, uma rua volta aos carros
Correios vão usar bicicletas elétricas a partir de agosto
Bike elétrica para transportar com segurança até 8 crianças
Híbrido de e-bike com microcarro, Ono promete revolucionar entregas



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário