Bike elétrica para transportar com segurança até 8 crianças

Só podia ser na Holanda... GoCab é uma bike de carga premiada, de pedal assistido, que acomoda crianças de forma segura e confortável. Escolas e famílias já estão usando

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: CicloVivo  |  Postado em: 31 de março de 2023

Bicicleta holandesa tem espaço para levar até 8 pe

Bicicleta holandesa tem espaço para levar até 8 pequenos

créditos: Divulgação

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos, que dispensam o motorista, a empresa holandesa Van Raam avança noutra direção e mostra que o que as cidades realmente precisam é de "motoristas sem carro".

 

Para tanto, desenvolveu uma bicicleta de carga projetada para transportar até oito crianças em segurança. Na GoCab – como é chamada esta bike elétrica – as crianças vão sentadas no compartimento dianteiro e são conduzidas por um adulto, que vai atrás pedalando. A bicicleta tem assistência de pedal elétrico, para facilitar as pedaladas. 

 

O veículo alternativo funciona como uma espécie de “táxi para crianças”. A ideia é ser um meio de transporte seguro para levar grupos de crianças de quatro a oito anos de idade em diversas situações. O produto busca atrair especial atenção da área de educação, e algumas creches e escolas na Holanda já adotaram o veículo para  realizar trajetos curtos com os pequenos.

 

Bike de carga adotada em escolas e creches da Holanda, e países da Europa. Foto: Divulgação 

 

Mas o modelo também pode ser útil para famílias numerosas ou grupo de amigos que saem para passear. São diversas as possibilidades, uma vez que se trata de uma bicicleta elétrica de carga.

 

Além da função elétrica, outras características incluem ré, oito marchas, freios a disco e freio de estacionamento mecânico, cinto de segurança, protetor de sol e de chuva e ainda espaço de armazenamento para mochilas e bolsas.

 

GoCab tem 8 marchas, auxílio na partida e permite pedalar em ré. Foto: Divulgação 

 

Similar a um bicicleta de carga comum, não há requisitos especiais para usá-la, tais como a obrigatoriedade de capacete ou carteira de motorista. O modelo atende aos requisitos legais estabelecidos na Europa para transportar crianças. Obviamente, se uma escola adquire o veículo para transportar seus alunos, deve assumir a responsabilidade pela iniciativa; nada diferente, aliás, do que seria com outro meio de transporte.

 

Entre as vantagens da bike, além de não emitir poluentes, está o fato de ser um modelo compacto, fácil de acomodar em pequenos espaços. E, segundo a fabricante, envolve baixo custo de manutenção. 

 

A GoCab já ganhou vários prêmios na Europa, entre eles o International Eurobike Award, o Innovation Award da Amsterdam Rai e o prêmio Dutch Design Week.

 

Leia também:
Uma nova bike, elétrica e conectada
Sabe quanto os países europeus pagam para você usar bicicleta?
Ciclistas, cada vez mais precoces
Amsterdã inaugura garagem só para bicicletas, sob as águas
Se todos pedalassem como os holandeses...



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Marcelo J G Melo - 08 de Abril de 2023 às 05:10 Positivo 1 Negativo 0

Se tem 3 rodas não é bicicleta é TRICICLO. Lembrem: BI significa 2. Bicicleta (veículo de 2 rodas)

Clique aqui e deixe seu comentário