Uma nova bike, elétrica e conectada

Fabricante de computadores entra na briga pelo mercado das bicicletas elétricas com uma opção leve, compacta e dotada de recursos de inteligência artificial

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/Acer  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de março de 2023

Pequena e leve, a bike foi desenhada para uso urba

Pequena e leve, a bike foi desenhada para uso urbano

créditos: Acer

Ninguém sabe quanto vai custar e nem quando será comercializada, mas nesta semana a tradicional fabricante de computadores Acer anunciou o lançamento da bicicleta ebii, uma pequena bike elétrica dotada de uma série de inovações. A principal delas é a presença de um sistema "inteligente" capaz de dosar a energia necessária, detectar ameaças de furtos e evitar possíveis colisões com outros veículos. Todos esses sistemas são integrados por um app (ebiiGO) no smartphone do ciclista, que também auxilia na escolha dos melhores caminhos. 

 

Concebida para uso nas cidades, a bicicleta é feita de alumínio e tem um formato despojado, com o quadro formado por apenas uma peça retilínea, onde estão dispostos a bateria, os componentes eletrônicos de controle, luzes laterais e um pequeno farolete dianteiro. É relativamente leve (16 kg) e funciona com um motor de 250 W alimentado por uma bateria de 460 Wh, que proporciona uma autonomia de até 110 km, segundo as especificações divulgadas no site da fabricante. A transmissão é feita por um sistema de correia dentada, sem câmbio externo, e os freios a disco são hidráulicos.

 

Importante: é uma bike de acionamento assistido, que exige o exercício de pedalar e que tem sua velocidade limitada aos 25 km/h, a máxima permitida em ciclovias. Outro aspecto interessante anunciado é a adoção de pneus Air Fom, imunes a furos, e produzidos com material reciclado. As rodas são pequenas (20"), mas a fabricante informa que o desenho é capaz de atender a pessoas com altura entre 1,45 m a 1,85 m.

 

A Acer publicou um vídeo (em inglês) com as informações sobre a novidade...




...mas há um site em português e vários outros idiomas com as informações principais: acesse em  acer.com.


Leia também:
Sabe quanto os países europeus pagam para você usar bicicleta?
Prefeitura do Rio anuncia 1.000 km de ciclovias até 2033
Ciclovia da Vida, entre Vitória e Vila Velha, está praticamente pronta
Ciclovia em Alagoas acompanha trilhos de uma antiga ferrovia


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário