Uma bike elétrica em um "clip"

Equipamento promete a transformação de sua bicicleta em (quase) uma e-bike. Tudo em alguns segundos...

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de abril de 2022

Clip: basta encaixar na roda e pegar a subida

Clip: basta encaixar na roda e enfrentar as subidas

créditos: Clip/Divulgação


Clip é o nome de um dispositivo criado em 2018 no bairro do Brooklin, em Nova York, e que, segundo seu inventor, permite a transformação "instantânea" de qualquer bicicleta aro 26 a 28 em uma e-bike.


A traquitana é tão singela como são as bicicletas: uma estrutura leve, contendo uma bateria, um motor de 450 W e uma roldana que transmite o movimento para a roda dianteira. E conforme o site da empresa, a bicicleta se torna uma e-bike com pedal assistido, para auxiliar o deslocamento em ruas mais íngremes ou para o transporte de cargas mais pesadas. 

Em resposta a uma dúvida encaminhada por um leitor, a equipe do Clip informou mais detalhes:
"O Clip é um dispositivo de assistência ao pedal, o que significa que você pode acioná-lo enquanto pedala para facilitar o esforço. O Clip não move a bicicleta sem que a pessoa pedale. Com o dispositivo, a bicicleta é classificada como uma e-bike Classe 1, sem acelerador, e com velocidade máxima assistida de 20 mph (cerca de 32 km/h)..."


O projeto do designer Somnath Ray ganhou uma premiação da revista Time em 2020 justamente por sua simplicidade. O Clip pesa 4 kg e, depois do deslocamento, pode ser retirado e transportado em qualquer mochila. No site, Ray explica que o sistema foi inspirado em uma criação dos anos 1970, a VeloSolex, que permitia a adaptação rápida de um motor a combustão a qualquer bicicleta. É o mesmo conceito, agora eletrificado.


Conforme a ficha técnica disponível no site clip.bike, a bateria permite rodar até 25 km ou cerca de 45 minutos de pedal e pode ser recarregada em cerca de duas horas. O preço anunciado, ainda em pré-lançamento, é de 500 dólares, por enquanto apenas para compradores nos EUA. E provavelmente em 2023 para outros países.

 

 

Para saber mais, acesse o www.clip.bike

 

 
*Alttualizado em 14/4/2022

Leia também:
Em ciclovias, pegue leve no pedal (ou no acelerador)
Designer cria bicicleta com aduelas de barris

E-Bike prolonga carreira de entregador de 80 anos na Inglaterra
Usuários de e-bikes fazem mais exercício, conclui pesquisa europeia


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário