Designer cria bicicleta com aduelas de barris

Tiras de madeira utilizadas em velhos barris e tonéis de carvalho servem de inspiração para designer norte-americano desenvolver a sua Cooper Bicycle

Notícias
 

Fonte: Ciclovivo  |  Autor: Mobilize/ Márcia Sousa (Ciclovivo)  |  Postado em: 16 de fevereiro de 2022

Depois do bambu, madeira de barril para projetar b

Depois do bambu, madeira de barril para projetar bike

créditos: desingboom

Há mais de uma década que o designer industrial e professor da Universidade do Kansas, Lance Rake, constrói bicicletas de bambu. E mais recentemente, em uma viagem que fez à Califórnia (EUA), chamou sua atenção um banco de jardim que viu, feito de aduelas de barris de vinho. Aduela é o nome que se dá às tiras de madeira usadas na fabricação de barris e tonéis de carvalho. 

 

Rake imaginou então como seria usar essas tábuas encurvadas de velhos barris para fazer um modelo de bike inusitado. Daí surgiu a ideia de criar a Cooper Bicycle.

 

Na Califórnia, há muitas vinícolas e, como gosta de trabalhar com materiais locais, o designer saiu pelas lojas em busca de um barril de vinho usado. Começava a sair do papel seu novo projeto de bike.

 

Cooper Bicycle 

O quadro da bicicleta é feito com as aduelas de madeira e peças de cobre que envolvem o barril. O freio da bike é do tipo "contrapedal", que é acionado quando se pedala para trás. Por capricho de estilista, Rake manteve na sua peça a aparência de carbonizado do barril, com as manchas de vinho.

 

Curvas opostas no quadro funcionam para criar rigidez. Foto: designboom

 

De olho na comercialização do modelo, Rake projetou a bicicleta em forma de kit, de forma que a bike pode ser facilmente montada pelo cliente. Ele inclusive relata que já foi abordado por donos de vinícolas e destilarias, e prevê que sua bicicleta possa ser usada durante passeios por esses estabelecimentos, por exemplo.

 

E-bike 

Mais recentemente, a bicicleta de aduela de barril foi atualizada e ganhou uma versão elétrica com bateria. “O resultado é um 'cavalo de batalha', poderoso, mas confortável e fácil de pilotar", conta Rake. 

 

Entusiasta também das bicicletas elétricas, ele justifica: "A e-bike mudou o mundo do ciclismo: materiais que nunca poderiam ser usados por serem muito pesados – a exemplo de materiais naturais como carvalho e couro – agora podem melhorar a performance geral do usuário e tornar o pedalar tão divertido quanto quando éramos criança”.

 

Projeto anterior de Lance Rake, triciclo elétrico de bambu foi concebido no Nepal junto com Nripal Adhikari, da Abari. Foto: Lance Rake

 

Leia também:
Bicicleta em miniatura, feita com Lego de 999 peças, tem até freios a disco
Bike elétrica alemã impressa em 3D vence prêmio de sustentabilidade
Uma bicicleta futurista, com serviço por assinatura?
Bike sustentável, feita aqui de plástico reciclado, ganha o mundo
Uma bicicleta cargueira..e dobrável!

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário