Um carregador para carro elétrico que fica embutido na calçada

Empresa alemã testa uma estação de carregamento de veículos elétricos fácil de instalar e que reduz a poluição visual dos 'totens' usados nos centros urbanos

Notícias
 

Fonte: Rheinmetall  |  Autor: Rheinmetall/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 08 de novembro de 2022

Solução para carregar carro elétrico, em teste na

Solução para carregar carro elétrico, em teste na Alemanha

créditos: Rheinmetall/ Divulgação

Uma solução original, que poderá mudar o jeito como se faz o carregamento de carros elétricos nos grandes centros urbanos está em desenvolvimento pela empresa alemã Rheinmetall. A novidade é uma ‘estação de carregamento’ embutida no meio-fio da calçada.

 

Com isso, permite otimizar o espaço nas ruas das grandes cidades e, de quebra, diminui a poluição visual no ambiente, já que o novo sistema dispensa aqueles tradicionais ‘totens’ de carregamento que ocupam parte considerável do espaço público.

 

Claro, se formos pensar nas cidades brasileiras, talvez não seja ainda uma solução que valha a pena investir, considerando o vandalismo que presenciamos todo dia nos espaços públicos. E também por serem ainda poucos os carros elétricos em circulação por aqui. Mas, quem sabe futuramente...  

 

Mobilidade urbana

A Rheinmetall é uma empresa do ramo militar, que agora começa também a investir no mercado de mobilidade urbana. O projeto do carregador foi concebido especialmente para grandes metrópoles, em si já tão tumultuadas e com poucas áreas úteis livres.

 

O carregador de carro elétrico para calçada da Rheinmetall tem potência de 22 kWh e, de acordo com a empresa, adapta-se facilmente à infraestrutura urbana, já que é compatível com o protocolo OCPP (Open Charge Point Protocol).

 

Além disso, os circuitos eletrônicos necessários ao funcionamento da ‘estação’ de carregamento ficam integrados no próprio bloco utilizado na calçada, e são de fácil substituição caso necessário, diz a empresa. 

 

Por enquanto, o componente não está a venda para as prefeituras, pois ainda precisa passar por testes antes de ser comercializado. Além do carregador embutido no chão, a Rheinmetall está desenvolvendo soluções para estacionamentos de prédios comerciais e para garagens nas casas.

 

Leia também:
99 App começa a operar com carros elétricos
No Chile, ônibus ganharão sensores para detectar pedestres
BYD vai lançar no Brasil carro elétrico para motoristas de aplicativo
Ação entre empresas quer criar 10 mil pontos de recarga para elétricos
Berlim adota nova solução de recarga elétrica inteligente para ônibus


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário