Tecnologia que reduz velocidade em zonas 30 é testada na Europa

Ford Europa realiza teste desde maio em uma cidade alemã com veículos equipados com sistemas de rastreamento por GPS e troca de dados

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Fonte: Motor Show/ Ford  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de agosto de 2022

Tecnologia aumenta segurança em zonas de velocidad

Tecnologia aumenta segurança em zonas de velocidade baixa

créditos: Divulgação

Está em teste pela Ford da Alemanha, desde maio deste ano, uma nova tecnologia denominada “geofencing” (ou delimitação virtual de área), que permite aos carros reduzirem a velocidade automaticamente ao entrar em zonas restritas, como ao redor de escolas, hospitais e centros comerciais.

 

“A geofencing permite que as velocidades sejam reduzidas onde seja necessário para melhorar a segurança e criar um ambiente mais amigável”, declarou em nota Michael Huynh, gerente de soluções urbanas da Ford Europa.

 

Proteção de pedestres

Na Europa, cerca de 30% das mortes no trânsito são de pedestres e ciclistas. E a criação de zonas de 30 km/h é considerada uma das principais medidas para reduzir o risco para os pedestres nas zonas urbanas, já que os motoristas têm mais tempo de reação e a velocidade de impacto é menor. 

 

Como se sabe, tecnologias de assistência ao motorista, como o piloto automático adaptativo, ajudam os motoristas a não exceder os limites de velocidade. Mas o controle de velocidade por geofencing é considerado potencialmente mais flexível e eficaz, sustenta a Ford.

 

Nos testes que vêm sendo realizados em Colônia, na Alemanha, e que devem durar doze meses, são utilizadas duas vans elétricas Ford E-Transit para analisar o impacto da limitação de velocidade na melhoria do tráfego e redução de acidentes. O teste abrange todas as zonas de 30 km/h no centro da cidade, e zonas selecionadas de 50 km/h e 30 km/h em outros locais.

 

Tecnologia aponta zona georreferenciada de baixa velociadade, visível no painel do carro. Foto: Divulgação

  

Como funciona?

A tecnologia da Ford usa o rastreamento por GPS e troca de dados para reduzir a velocidade do veículo quando ele entra em uma zona georreferenciada. O motorista é informado do novo limite por uma luz piscante no painel e pode desativar o sistema a qualquer momento.

 

No futuro, acreditam os técnicos da empresa, os motoristas poderão definir suas próprias zonas de geofencing com velocidades de até 20 km/h, inclusive em depósitos e áreas particulares, ou mesmo de forma dinâmica, considerando os perigos locais, obras na estrada e hora do dia.

 

A Ford também está adotando a tecnologia de geofencing para melhorar a qualidade do ar nas cidades, programando seus modelos híbridos para funcionar automaticamente no modo elétrico ao entrar em zonas de baixa emissão.

 

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