Tesla fará recall em 53 mil carros nos EUA; por razões de segurança

Empresa de Elon Musk diz que irá acatar exigência da agência americana de segurança no tráfego e desativará recurso que permite ao carro não parar no semáforo

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Folha de S. Paulo  |  Postado em: 02 de fevereiro de 2022

Carros Model 3 (Tesla), durante entrega na fábrica

Carros Model 3 (Tesla), durante entrega na fábrica de Xangai

créditos: Aly Song/Reuters

A Tesla terá de fazer um recall de 53.822 veículos nos EUA para desativar uma atualização que permite que os carros não parem completamente antes de atravessar os cruzamentos. 

 

A exigência do recall é da agência americana de segurança no tráfego (a NHTSA), que entende que o dispositivo põe em risco os pedestres e viola leis estaduais de trânsito do país.

 

O recurso, chamado FSD Beta, permite que os veículos passem por um semáforo sem antes parar. A funcionalidade 'rolling stop' foi incluída em outubro em alguns modelos de veículos da montadora*. 

 

A Tesla se justifica, dizendo que o recurso só é ativado se o carro estiver em uma velocidade abaixo de 9 km por hora e nenhum outro veículo, pedestre ou ciclista, for detectado perto do cruzamento. 

 

Mesmo assim a empresa aceitou a exigência de recall da NHTSA, embora acrescentando que não recebeu reclamações nem notificação de acidentes relacionados ao recurso.

 

Recall

Não é a primeira vez: no final de dezembro do ano passado, a empresa de Elon Musk já tinha anunciado um recall de quase 500 mil carros para resolver questões de segurança.

 

A montadora já é investigada pela mesma agência por causa do seu sistema Autopilot, que dirige, acelera e freia um carro sozinho. Segundo autoridades americanas, são pelo menos 12 mortes no trânsito desde 2016 em carros Tesla que operavam nesse modo.

 

Diferentemente de outras marcas, a empresa de Elon Musk não tem um mecanismo eficaz para proibir que os motoristas tirem as mãos do volante por muito tempo.

 

Ações em queda

A Tesla divulgou na semana passada seus resultados referentes a 2021, quando a montadora entregou 936 mil veículos, um recorde. Apesar da receita superar as expectativas do mercado, as suas ações despencaram 11% no dia seguinte com o alerta para a falta de insumos.

 

*Os veículos são: Model S e Model X 2016-22, Model 3 2017-22 e Model Y 2020-2022

 

Leia também:
Google começa a testar carros autônomos em São Francisco (EUA)
Hyperloop, o transporte em cápsula ultrarrápido, é viável, aponta estudo
Piloto automático da Tesla confunde Lua com semáforo amarelo
A ética dos carros autônomos está nas mãos do motorista
Como o carro autônomo vai "ouvir" uma sirene?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário