Google começa a testar carros autônomos em São Francisco (EUA)

Serviço está disponível em áreas residenciais da cidade a pessoas inscritas em programa da empresa. Em caso de emergências, motoristas ainda assumem a direção

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 26 de agosto de 2021

Testes de carro autônomo com público em São Franci

Testes de carro autônomo com público em São Francisco

créditos: Divulgação

A Waymo, empresa de transporte do Google, anunciou nesta terça-feira (24) que iniciou testes de seus carros autônomos com um pequeno grupo de clientes em São Francisco, nos Estados Unidos.

 

Desde fevereiro, a empresa já testa viagens de carros autônomos com seus funcionários na cidade. Agora, o experimento também poderá ser feito com o público em geral. Segundo a agência Reuters, os testes estão sendo realizados em áreas residenciais de São Francisco.

 

A Waymo está usando SUVs elétricos que operam de forma autônoma por meio de uma tecnologia criada pela empresa. Os veículos, porém, contam com motoristas que podem dirigir em caso de emergência durante as corridas.

 

As pessoas interessadas podem se inscrever para participarem do experimento, mas é a Waymo que define quem receberá o serviço. A ideia, segundo a empresa, é ampliá-lo para centenas de pessoas nas próximas semanas.

 

Viagens autônomas

Apesar da expansão, os carros autônomos da Waymo já atendem passageiros em Phoenix (Arizona) desde 2017. A empresa afirma ter realizado dezenas de milhares de viagens autônomas desde outubro de 2020, quando o serviço foi ampliado na cidade.

 

No novo período de testes, a Waymo pretende ouvir passageiros de São Francisco para entender qual foi a experiência nas viagens e realizar melhorias no serviço.

 

Solução de direção autônoma da Waymo em carros usados nos testes. Foto: Divulgação

 

Muito a ser feito

O gerente sênior de produto da Waymo, Sam Kansara, reconheceu que os veículos autônomos estão sendo lançados mais devagar do que a empresa e seus rivais haviam imaginado originalmente: "Ainda há muito a ser feito. Este é um passo para obtermos mais informações para que possamos informar nosso roteiro", disse ele.

 

A empresa deseja que as pessoas deem um feedback sobre suas experiências e necessidades de transporte diferentes. O embarque e desembarque nos veículos, por exemplo, podem ser um desafio por causa do espaço limitado na calçada e do estacionamento em fila dupla de São Francisco.

 

Leia também:
Piloto automático da Tesla confunde Lua com semáforo amarelo
Micro-ônibus autônomo e elétrico começa a operar em Paris
A ética dos carros autônomos está nas mãos do motorista
Primeiro ônibus inteiramente autônomo dos EUA é apresentado
Como o carro autônomo vai "ouvir" uma sirene?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário