Carros com sensores medem a qualidade do ar em Nova York

Frota móvel de monitoramento da poluição começa a percorrer - quarteirão por quarteirão - cidades do estado de NY, em busca de soluções direcionadas para o problema

Notícias
 

Fonte: Sophia Chang/ Gothamist  |  Autor: Mobilize Brasil (tradução)  |  Postado em: 11 de julho de 2022

Projeto antipoluição desenvolvido por Aclima e Goo

Projeto antipoluição desenvolvido por Aclima e Google

créditos: Divulgação

Começam a circular pelas ruas do Bronx e de Manhattan, em Nova York, veículos especiais equipados com sensores na capota para medir a qualidade do ar na cidade. O monitoramento é uma iniciativa de US$ 3 milhões anunciada recentemente pela governadora Kathy Hochul, para medição e controle da poluição nessa e em outras cidades do estado norte-americano.

 

A ação foi iniciada há duas semanas e, para apoiar os governos locais, utiliza uma frota de monitoramento móvel fornecida pela empresa de tecnologia ambiental Aclima, em parceria com a Google Public Sector, divisão da gigante da internet. O programa foi divulgado inicialmente em setembro, durante a Semana do Clima no estado norte-americano.

 

Além da cidade de Nova York, a ação foi lançada também em Buffalo e na capital do estado, Albany. Outras seis localidades, incluindo Brooklyn, Queens, Mount Vernon/Yonkers e Hempstead, iniciarão o programa de monitoramento do ar em breve, entre os meses de setembro e novembro.

 

Ar cinzento cobre a paisagem na cidade de Nova York. Foto: Reprodução/Smart Air

 

Em comunicado à imprensa, a governadora declarou: “À medida que Nova York continua a forjar um caminho mais verde para tornar nosso estado mais limpo e saudável, também estamos corrigindo décadas de injustiças ambientais que sobrecarregam comunidades desfavorecidas por muito tempo”. E acrescentou: “Eu mesma, como alguém que cresceu à sombra de uma usina siderúrgica que deixou o céu alaranjado e um lago Erie poluído, sei como ninguém da urgência de nossa luta contra a poluição do ar e as mudanças climáticas.”

 

Ao distribuir os veículos da Aclima por vias das comunidades selecionadas para o programa, a expectativa das autoridades estaduais é coletar dados que levem à detecção de pontos de maior concentração de poluentes, como gases de efeito estufa ou de material particulado, capazes de causar danos à saúde da população. Os dados serão analisados pelo Departamento Estadual de Conservação Ambiental, em parceria com as organizações sociais de cada região e autoridades locais para “identificar e implementar soluções para reduzir as emissões nocivas”, diz o comunicado do governo.

 

A iniciativa planeja “medir a poluição do ar - quarteirão por quarteirão - durante diferentes horários, dias e estações. No total, o monitoramento fornecerá uma triagem inicial das fontes de qualidade do ar em nível comunitário para avaliações posteriores.” Estudos anteriores da Aclima montaram sensores dentro dos carros do Google Street View que circulam pela Califórnia.

 

Poluição ponto a ponto

Segundo o especialista em poluiçãodo ar, Darby Jack, professor associado da Universidade de Columbia, os dados hiperlocais podem aferir com precisão como a qualidade do ar difere ao longo do espaço de uma rua, desde o meio-fio até medados de um quarteirão - e fornecer insights sobre onde as soluções precisam ser direcionadas. 

 

Há alguns anos, Jack lançou um projeto de monitoramento do ar que envolvia colocar sensores em ciclistas. “Você pode ver o que está acontecendo em nível muito granular. E esse é o valor real,” explicou. “Não conheço outra maneira de chegar a esse nível de granularidade, mas também com boa cobertura, que não seja por monitoramento móvel.”

 

Leia também:
Poluição do ar em SP: há duas décadas acima do recomendado pela OMS
O transporte que envenena as cidades: ouça o Expresso #64
Só dez estados brasileiros e o DF monitoram a qualidade do ar
Poluição afeta motorista mesmo ficando pouco tempo no trânsito
"Precisamos reduzir viagens e adotar modos limpos de transporte"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário