A Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) utilizou milhões de registros de fiscalização eletrônica obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) para avaliar dados dos efeitos da redução dos limites de velocidade em mais de 600 vias de São Paulo, entre 2015 e 2016. “Impactos das políticas de redução dos limites de velocidade do transporte motorizado na cidade de São Paulo: Efeito nas condições de tráfego”, lançado nesta terça-feira (9), traz uma análise reveladora da pouca influência da redução das velocidades de circulação de veículos motorizados nos tempos finais de deslocamento.
Além dos impactos no tempo de viagem, a pesquisa também analisou indicadores como velocidades médias e volume de veículos, congestionamentos e finalmente, se as rotas escolhidas pelos motoristas para transitar na capital haviam sido afetadas. Segundo o estudo, na faixa de horário em que a redução de velocidades teve maior impacto (9h), os motoristas tiveram acréscimo de apenas 23 segundos por quilometro rodado, ou 2 minutos em uma viagem de 5km.
“A discussão sobre velocidade normalmente parte da ideia de que dirigir mais devagar pode travar a cidade, mas o que observamos foi justamente o contrário. O impacto é ínfimo perto do potencial que medidas de acalmamento de tráfego podem significar em proteger vidas no trânsito, já que a velocidade é o principal fator causador de sinistros e, consequentemente, de óbitos nas ruas e avenidas”, afirma Tainá Pacheco, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo.
Outro ponto de destaque do estudo são os dados sobre o fluxo de veículos, mostrando menor probabilidade de congestionamento justamente nas vias onde as velocidades foram reduzidas. Nestas vias também foi observado que não houve alteração significativa no volume de carros, ou seja - a alteração nos limites de velocidade não induziu a mudança de rota dos motoristas.
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