O Parlamento eslovaco aprovou uma emenda à lei de trânsito, limitando a velocidade de deslocamento nas calçadas a 6 km/h em áreas urbanas. De acordo com o jornal Politico, a medida tem como objetivo reduzir acidentes, mas vem gerando polêmica e virou motivo de piada. “Caminhar em ritmo acelerado em breve será proibido”, brinca o jornal. Os limites se aplicarão tanto a pedestres como ciclistas, patinadores, skatistas ou usuários de patinetes elétricos.
"O principal objetivo é aumentar a segurança nas calçadas, tendo em vista o crescente número de colisões com condutores de patinetes elétricos", afirmou o autor da emenda, Lubomír Vázny, do partido Smer, o mesmo do primeiro-ministro Robert Fico. A emenda será útil para comprovar infrações, disse o legislador, "especialmente em casos onde é necessário determinar objetivamente se eles estavam se deslocando a uma velocidade superior à considerada apropriada em áreas preferenciais a pedestres".
A velocidade média de caminhada geralmente varia entre 4 e 5 km/h e, segundo a Fundação Britânica do Coração, um ritmo de 6,4 km/h por exemplo é considerado moderado para alguém com bom condicionamento físico. Ou seja – a medida tem tudo para cuasar muita confusão. A oposição e até mesmo o Ministério do Interior da Eslováquia criticaram a mudança, afirmando que seria mais apropriado proibir o uso de patinetes elétricos nas calçadas do que impor um limite geral de velocidade, inclusive para pedestres.
Leia também:
Calçada: O primeiro degrau da cidadania urbana - Mobilize Brasil
Calçada tem de ser vista como parte importante da vida urbana, e ...
Cartilha ensina o uso seguro de patinetes nas cidades
Infrações de trânsito com patinetes elétricos preocupam autoridades ...
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
