TÓQUIO - A Agência Nacional de Polícia (NPA) japonesa informou que o número de infrações de trânsito cometidas por usuários de patinetes elétricos, que desde junho de 2023 podem ser utilizados por condutores sem carteira de habilitação, foi de 25.156 em 12 meses, até junho deste ano.
A Lei de Trânsito Rodoviário revisada entrou em vigor em julho do ano passado em todo território japonês, permitindo que pessoas com 16 anos ou mais conduzam patinetes elétricos sem carteira de habilitação, desde que atendam a determinados padrões, como velocidade máxima e tamanho do veículo.
A NPA informou ainda que as infrações mais comuns foram: desrespeito à faixa de trânsito, entrar na calçada sem reduzir a velocidade, ignorar semáforos e não parar em placas de PARE. Segundo a autoridade japonesa, houve ainda 194 casos de direção embriagada. No período avaliado, 226 pessoas ficaram feridas em acidentes envolvendo patinetes elétricos, mas nenhuma morte foi relatada. Por província, Tóquio foi responsável por 75% do total de infrações.
Leia também:
Estação de trem no Japão será construída em 6 horas!
Veja alguns "manã posutã" nos trens do Japão - Mobilize Brasil
Cartilha ensina o uso seguro de patinetes nas cidades
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
