Campo Grande: pedestres orientados a usar faixa para evitar acidentes

Campanha "Pedestre, eu cuido", na cidade do Mato Grosso do Sul desenvolve ação na área de terminal de ônibus

Notícias
 

Fonte: Midia Max News  |  Autor: Mayara Sá  |  Postado em: 25 de junho de 2012

Nesta fase, a campanha tem como objetivo massifica

Campanha reforça ações de segurança

créditos: Divulgação

Funcionários do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) entregavam um livreto ilustrado aos pedestres e orientavam sobre como fazer a travessia.

 

A dona de casa, Marileide da Silva, disse que sempre atravessa na faixa, mas muitas vezes se esquece de sinalizar. A mulher disse conhecer os números de acidentes com pedestres em Campo Grande e, segundo ela, a campanha vem informar quem não está a par das estatísticas e alertar sobre o perigo. “Vou ficar mais atenta, a Campanha ajuda a gente a ficar mais consciente”, enfatizou.

 

Segundo a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran, Beth Félix, de janeiro a maio deste ano 200 pedestres foram atropelados no trânsito de Campo Grande. Sendo que duas pessoas morreram. Ainda, conforme a diretora, na maioria dos casos as lesões foram graves.

 

Os dados não são muito diferentes de 2011, já que durante todo a ano passado 467 pessoas foram atropeladas na Capital. Seis morreram.

 

“Os números estão equiparados com 2011. Por isso, estamos enfatizando uma mudança cultural e comportamental”, disse Beth Félix nesta segunda-feira.

 

As orientações básicas para evitar acidentes são: atravessar na faixa de pedestre, sinalizar a intenção de atravessar estendendo o braço, esperar que os veículos parem para iniciar a travessia e respeitar o sinal do semáforo nos cruzamentos semaforizados.

 

Terceira Fase
Nesta fase, a campanha tem como objetivo massificar as informações sobre a forma mais segura de fazer a travessia da via e sensibilizar os pedestres para um comportamento cidadão. Vinte técnicos treinados vão estar nos terminais de transbordo e nos ônibus, das 6h às 20h, orientando os passageiros.

 

Além disso, serão distribuídos livretos com as informações sobre como fazer a travessia segura, na faixa de pedestre, nas mais diversas ocasiões, como em cruzamentos semaforizados.

 

Pedestre, eu Cuido
O programa de educação de trânsito voltado para a segurança do pedestre foi lançado pelo Detran-MS, em novembro de 2011, com uma campanha intensa de conscientização dos condutores sobre os direitos do pedestre.

 

Em fevereiro de 2012, o Detran iniciou a segunda fase da campanha com a ‘Volta às Aulas’, com o tema "Pedestre, eu cuido". Cerca de 50 mil estudantes foram orientados durante os primeiros cinco meses do ano.

 

Além das escolas e das ruas, o Detran-MS levou a campanha "Pedestre, eu cuido" para as entidades religiosas, empresas de transporte coletivo, secretarias de governo e empresas privadas.

 

Parceiros
O programa "Pedestre, eu cuido" conta com parceria da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), demais entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), bem como, Polícia de Exército, Rotary Clube, Águas Guariroba, Centros de Formação de Condutores (CFC's), Centro Brasileiro de Condutores (CBC) e Secretaria Municipal de Educação Cassems.

 

Leia também:

 

Caixa libera R$ 423 mi para VLT de Cuiabá. Obras começam em 10 dias 

SMTU anuncia novo plano de circulação de ônibus articulado em Manaus 

Condições de acessibilidade da Arena Pantanal são detalhadas em Cuiabá 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Luiz Carlos - 18 de Julho de 2012 às 19:45 Positivo 0 Negativo 0

Parabens ao detran-ms, pela iniciativas de programas para educação no transito. O que o denatran devria fazer, era orientar as auto- escolas à ensinare, os alunos dirigirem em rodovias, onde os acidentes são mais frequentes, devidos à não esperiência

Clique aqui e deixe seu comentário