A partir de novembro os frequentadores de bares e restaurantes na Praia do Canto, especificamente no "Triangulo das Bermudas", em Vitória, poderão caminhar fora das calçadas, sem se preocupar em dividir espaço com carros nas ruas Joaquim Lírio, Manoel Carneiro e do Canal.
O projeto "Rua de Pedestre" prevê obras de reurbanização e paisagismo nas vias a partir de agosto, de acordo com o prefeito João Coser (PT). O Triângulo das Bermudas compreende o trecho entre as ruas Joaquim Lírio e João da Cruz, na Praia do Canto, e recebeu este nome há mais de 20 anos dos boêmios da cidade, que se perdiam entre os bares e restaurantes do local.
A proposta apresentada é tornar a rua Joaquim Lírio própria para pedestres no trecho entre as ruas João da Cruz e Manoel Carneiro. Assim, com a rua elevada ao nível da calçada, as pessoas poderão circular com liberdade em esse "quase calçadão", possibilitando também mais espaço para mesas e cadeiras. Os moradores da região terão acesso às residências de carro e a pé a qualquer hora. Já os visitantes só poderão passar de automóvel por esse trecho durante o dia. À noite, o acesso à região será pela rua Projetada.
Projeto apoiado pelo comércio
Com a implantação do projeto, as 19 vagas de estacionamento regulamentadas da rua Joaquim Lírio serão remanejadas para a rua do Canal, que após a reurbanização passará de 49 vagas para 82. O projeto está orçado em R$ 1 milhão. Empresários que representaram os donos de bares e restaurantes no "Triângulo das Bermudas" aprovaram a iniciativa. O novo investimento é visto por muitos deles como uma das formas de contornar a queda de demanda nos fins de semana.
Apresentação
O projeto foi apresentado na tarde da última terça-feira (10) para lideranças comerciais e comunitárias da Praia do Canto, em uma reunião na sede da prefeitura, que contou com a presença de secretários e assessores.
O prefeito João Coser reconheceu que a mudança pode resultar em algum incômodo para moradores, mas argumentou que os benefícios serão maiores. Entre esses benefícios, estaria um reforço de segurança na região.
“Nós temos uma atividade com nossa Guarda Municipal que se encerra, aproximadamente, às 23 horas. Nós precisamos que o governo do Estado compreenda que, por aquele local ser o mais visitado no período noturno, precisamos de um policiamento ostensivo permanente. Precisamos de polícia presente no "Triângulo das Bermudas". Em quantitativo e de forma permanente”, frisou.
Quem apresentou o projeto, por meio de slides, em uma sala ao lado do gabinete do prefeito, foi o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera. Sem alterações no plano de execução, o trânsito nas ruas voltadas para circulação de pedestres deverá ficar interrompido, para automóveis e outros veículos, entre as 22 e as 6 horas, de acordo com o secretário.
Rua da Lama
Frizzera adiantou que o projeto pode ser estendido para outra área badalada da Capital: a Rua da Lama, em Jardim da Penha. A expectativa é que a proposta possa ser discutida com proprietários de bares e restaurantes e moradores no mês de setembro deste ano.