Vitória (ES) anuncia projeto de ciclovia, praça e calçadas na Av. Beira-Mar

Prefeitura divulga anteprojeto e prevê iniciar obras de reurbanização ao longo da orla, na avenida que liga o centro com a Praça do Papa, no primeiro semestre de 2023

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Vitória/ Mobilize  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de outubro de 2022

Avenida Beira-Mar, que passará por obras de requal

Avenida Beira-Mar, que passará por obras de requalificação

créditos: Leonardo Silveira/ Prefeitura de Vitória

Toda a avenida que margeia a Baía de Vitória - a Marechal Mascarenhas de Moraes, ou como é conhecida, Avenida Beira-Mar - deverá passar por obras de reurbanização a partir do primeiro semestre do ano que vem.


Com o projeto, a Prefeitura pretende conectar as ciclovias existentes, e ainda criar uma praça, um mirante e outros espaços de convivência.

 

O investimento nos anteprojetos é de R$ 127.937,68, informa a secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Anna Claudia Dias Peyneau. O contrato já foi assinado e publicado no Diário Oficial do Município do dia 26 de setembro. E a previsão é que o edital para a contratação das obras seja publicado no primeiro semestre de 2023.

 

Ciclovia e calçadas, em área ajardinada e com mobiliário urbano. Imagem: Prefeitura de Vitória/Divulgação

 

Um dos objetivos do projeto na via é conectar a ciclovia existente na Enseada do Suá, que termina na Praça do Papa, com a do Porto de Vitória. 

 

“O anteprojeto vai trazer quais são as alternativas para essa conexão acontecer, porque a Beira-mar tem trechos muito distintos: alguns ótimos com as larguras ótimas, uns que precisam ser compartilhados com os pedestres e outros com empreendimentos privados”, detalha a secretária.

 

Além da interligação da ciclovia, outras intervenções incluem a ampliação do calçadão, equipamentos para atividades físicas, centro de convivência e novas baias de ônibus. 

 

Proposta do anteprojeto é estender a praça por arquibancada até a beira das águas da baía. Imagem: Prefeitura de Vitória 

 

Contemplação à borda d´água 

“Nós queremos qualificar essa borda de água. Existem na cidade outras bordas qualificadas, como Camburi e a Curva da Jurema, temos as obras previstas para a Grande São Pedro e queremos uma borda de água contemplativa, que as pessoas possam aproveitar para o lazer, esportes e usarem esse trecho da cidade”.

 

Em alguns pontos, como na altura do Porto de Vitória, onde a calçada é estreita, o município está indicando algumas diretrizes para os anteprojetos, como passarelas sobre o mar. “Onde temos o estreitamento muito grande, vamos crescer para o mar, como uma espécie de bandeja, uma passarela que vai ampliar o espaço para as bicicletas”, explica Peyneau.

 

A prefeitura também planeja a construção de um mirante sobre a baía, próximo do Saldanha da Gama, além de uma praça parecida com um dique de madeira próximo do Porto de Vitória. Está prevista ainda a construção de uma nova edificação para o Serviço de Orientação ao Esporte (SOE) e a implantação de uma nova baia para ônibus.

 

A secretária reitera, no entanto, que essas propostas e locais exatos podem ser reavaliados pela empresa contratada para desenvolver o projeto. “Estamos fazendo essas indicações, mas são eles que vão trazer as soluções mais adequadas para a obra”.

 

A empresa contratada pelo município terá 60 dias para finalizar o projeto e, a partir daí, será feita a licitação da obra. Segundo o prefeito Lorenzo Pazolini, até fevereiro de 2023 deve ser lançado o edital para a execução das intervenções. 

 

Leia também:
Aquaviário de Vitória deve começar a operar este ano
Vitória (ES) persegue a via da mobilidade sustentável
Espírito Santo teve 15 mortes de ciclistas em apenas três meses
Ciclovia da Terceira Ponte e outras histórias do cicloativismo no ES
De Guaçuí (ES) para uma volta ao mundo, de bicicleta


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário