Aquaviário de Vitória deve começar a operar este ano

Informação é do governo do ES, que publicou ontem (10) no Diário Oficial o edital para contratação da empresa que deverá operar os barcos

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Governo do ES  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de maio de 2022

Barcos voltam à Baía de Vitória, agora com integra

Barcos voltam à Baía de Vitória, agora com integração

créditos: Divulgação

O governo do Espírito Santo publicou nesta terça-feira (10), no Diário Oficial, o edital para a contratação da empresa que irá operar os cinco barcos do novo sistema Aquaviário da Grande Vitória.

 

A licitação será realizada via pregão eletrônico, no próximo dia 24 de maio, afirmou o governo. As empresas interessadas têm até o próximo dia 20 de maio para enviarem suas propostas.

 

O valor máximo a ser pago na contratação será de R$ 715.520 por mês, por barco em operação. Após a finalização do processo licitatório, a previsão é de que o contrato seja assinado até o início de julho. A empresa vencedora terá até 90 dias, após a assinatura do contrato, para entregar as embarcações devidamente licenciadas e em condições de operação.

 

As embarcações deverão ter capacidade mínima de 80 passageiros sentados, serem climatizadas, terem banheiros e sinal de wi-fi. Também deverão ter capacidade de transportar no mínimo seis bicicletas, dispor de espaço seguro para cadeirantes e acessibilidade para o embarque/desembarque de pessoas com deficiência. 

 

Pela contratação, além da prestação de serviços de transporte aquaviário de passageiros na Baía de Vitória, as empresas devem fornecer embarcação, tripulação, manutenção preventiva/corretiva, abastecimento, videomonitoramento e rastreamento em tempo real, sistema de informação em tempo real às autoridades portuárias e usuários, além de seguros, registros e licenças obrigatórias segundo as normas da autoridade marítima brasileira e do sindicato da categoria. 

 

Estações de embarque

Ainda ontem, o governador Renato Casagrande (PSB) e o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, visitaram as obras de construção da estação de embarque e desembarque de Porto de Santana, em Cariacica.

 

As obras estão em andamento e em estágio avançado em Cariacica (Porto de Santana) e Vila Velha (Prainha), na parte em terra. Em Vitória, as estações serão localizadas na Praça do Papa, em fase inicial de obra, e na Rodoviária, em final de projeto para entrega e aprovação na prefeitura devido à mudança de local.

 

As linhas sairão das estações de Porto de Santana até a Prainha e da Prainha até Porto de Santana, passando pelas duas estações de Vitória. Com a operação completa, as saídas vão acontecer a cada 25 minutos, de segunda a sexta-feira, das 6h30 até 20h30; aos sábados das 8h às 18h, e aos domingos das 9h às 15h.

 

O governador destacou que o sistema aquaviário vai se integrar completamente ao Transcol. A tarifa para utilizar o sistema aquaviário será a mesma do sistema de trasnporte coletivo e o pagamento será via CartãoGV. Os benefícios de gratuidade e passe escolar vigentes no sistema Transcol também valem para o sistema aquaviário. A operação do aquaviário também seguirá o mesmo modelo de regras do Transcol para conexão temporal com os coletivos que passam nos pontos de ônibus próximos às estações.

 

Tempos de viagem

Prainha até a Praça do Papa: 5 minutos

Praça do Papa à Rodoviária: 25 minutos

Rodoviária ao Porto de Santana: 10 minutos

Total: 40 minutos, mais 20 minutos para embarque e desembarque (5 minutos em cada estação), totalizando uma hora de operação para cada barco. 

 

Leia também:
Vitória (ES) persegue a via da mobilidade sustentável
Espírito Santo teve 15 mortes de ciclistas em apenas três meses
Com acordo, obras do aquaviário em Vitória finalmente podem começar
Barcos autônomos farão transporte de passageiros no Rio de Janeiro
Cidade de Toronto planeja eletrificar toda sua frota de ferryboats


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário