Vitória começa obras para adaptar 104 calçadas de prédios públicos

Primeira etapa do projeto "calçada cidadã" já está em andamento com obras de passeios acessíveis em mais de 25 equipamentos públicos na região da Grande Maruípe

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Vitória  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de março de 2020

Calçada acessível executada no entorno do Parque B

Calçada acessível executada no entorno do Parque Barreiros

créditos: Divulgação/ PMV

Estão em andamento as obras da Prefeitura de Vitória (ES) para a adaptação de 104 calçadas de prédios públicos municipais. A ação está começando pela região da Grande Maruípe, onde estão os bairros de ocupação mais antiga da cidade. 

 

Segundo a administração, a proposta é ir além da cobrança que em geral é feita aos proprietários de imóveis para a construção de "calçadas cidadãs", e o poder público assumir sua parte na garantia da acessibilidade nos locais de sua responsabilidade*. 

 

Região do Maruípe

Os primeiros equipamentos a receber obras são a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlandina d’Almeida Lucas, o Centro Municipal de Educação Infantil (CmeiI) Ocarlina Nunes Almeida e o Parque Barreiros, todos no bairro São Cristóvão.

 

Na primeira etapa, mais de 25 prédios públicos da região de Maruípe terão suas calçadas adaptadas para melhor atender a população. Durante as obras, as calçadas serão interditadas e sinalizadas com cones e placas para a segurança de todos.

 

Quem realiza a obra é a empresa MTF Construções, com acompanhamento da Prefeitura na execução dos serviços. Também a formatação dos projetos e o orçamento ficaram a cargo do gestor, afirmou o gerente do setor de Calçada Cidadã, Peterson Pimentel.

 

O investimento em acessibilidade é de R$ 4,8 milhões. O prazo para conclusão da obra é de um ano.

 

Segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação, Márcio Passos, com essa iniciativa a administração quer mostrar "se preocupa em garantir conforto às pessoas que visitam estes prédios para a utilização dos serviços públicos". Com espaços mais seguros, será possível fazer de "Vitória uma cidade mais acessível e humana para todos", destacou.

 

*As calçadas sob responsabilidade do poder público foram o foco da última edição da Campanha Calçadas do Brasil, realizada pelo Mobilize. No ranking final, dentre as 27 capitais avaliadas, Vitória ficou em 13º lugar, com nota 5,84. Os resultados foram divulgados em setembro de 2019. Clique aqui para ver a apresentação da campanha. 

 

Leia também: 
Piores calçadas de Vitória estão onde mais circulam pedestres
Avaliações em Vitória-ES / Calçadas do Brasil 2019
Sai edital para implantação do modal aquaviário na Grande Vitória
Grande Vitória: 43 notificações por dia contra calçadas irregulares


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário