Em São Paulo, metrô e trem criam 'cotas' para levar bicicletas em vagões

Quem quer aliar uso de bicicleta com transporte público sofre em São Paulo

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Thiago Azanha  |  Postado em: 17 de setembro de 2012

 

É proibido carregar bicicleta de segunda a sexta dentro dos trens da CPTM. No metrô, elas só são aceitas após as 20h30 --restrições que vão na contramão do que ocorre em outras cidades.

 

As empresas responsáveis pelo transporte público informaram não ter planos para ampliar o horário, o que beneficiaria quem deseja usar a bicicleta no trajeto diário.

 

Aos fins de semana, a partir das 14h de sábado, as bicicletas em São Paulo são liberadas, o que ajuda a quem pretende utilizar as ciclofaixas de lazer, como a recém-inaugurada na avenida Paulista (disponíveis aos domingos e feriados). Mas, no metrô, as bikes podem ocupar apenas o último vagão.

 

  Adriano Vizoni - 7.set.2012/Folhapress  
Aos fins de semana, a partir das 14h de sábado, as bicicletas em São Paulo são liberadas nas ciclofaixas
Aos fins de semana, a partir das 14h de sábado, as bicicletas em São Paulo são liberadas nas ciclofaixas

 

O editor do site Vá de Bike, Willian Cruz, 39, diz que utiliza diariamente a bicicleta como meio de transporte entre sua casa, na Saúde (zona sul), até o escritório, na avenida Faria Lima (zona oeste). Ele reclama que em alguns dias precisa esperar após as 20h30 para embarcar no metrô com a bicicleta.

 

Cruz critica também a ciclovia na marginal Pinheiros, que possui 21 km de extensão. "O ciclista precisa aumentar o percurso até conseguir achar uma ponte que tenha saída da ciclovia. Deveria ter acesso em todas as pontes para encurtar o caminho e atender a demanda."

 

Hoje, a ciclovia de Pinheiros funciona diariamente das 6h às 18h15 e conta com saídas nas pontes Cidade Universitária, Vila Olímpia, Santo Amaro, Jurubatuba e na avenida Miguel Yunes.

 

SEM ESPAÇO

Em nota, o Metrô diz que a possibilidade de ampliação nos horários esbarra no elevado número de passageiros. Afirma ainda que, mesmo aos domingos, com o aumento de ciclistas nas estações, já existe fluidez no embarque das bicicletas.

 

A CPTM diz que não há previsão de mudanças nos horários, já que a liberação do transporte de bicicletas pode causar redução na oferta de lugares para os demais passageiros.

 

Leia também:

Pesquisa revela como é a mobilidade urbana do paulistano 

Pneus deixam rastros de tinta e mostram como o carro impacta as ruas de SP 

Pedala, São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário