Terminal Barra Funda (SP) prepara melhorias no entorno. Conheça a proposta

População tem até 31/10 para participar da Consulta Pública, via site da Prefeitura, e contribuir com o município na avaliação das mudanças urbanísticas para a região

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de São Paulo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de outubro de 2022

Projeto para Terminal Barra Funda, na zona oeste d

Projeto para Terminal Barra Funda, na zona oeste de SP

créditos: Divulgação/PMSP

Um estudo urbanístico para a área do entorno do Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda, situado na zona oeste da capital paulista, está sendo desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a SP Urbanismo. 

 

Desde quarta-feira (5), está aberta no site Participe+ a Consulta Pública que, até 31 de outubro, irá ouvir a população sobre as propostas que estão sendo elaboradas. Após essa etapa, as contribuições serão analisadas pela Prefeitura, com a possibilidade de serem incorporadas ao projeto. 

 

Clique aqui e participe desta Consulta Pública.

 

PIU Polo Barra Funda

O Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Polo Barra Funda tem sua origem em uma Manifestação de Interesse Privado (MIP), apresentada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). No site Participe+, os interessados podem consultar o Diagnóstico e o Programa de Interesse Público para o local e fazerem suas contribuições até 31 de outubro.

 

No site, há informações que ajudam a entender o contexto urbano em que o projeto se insere e quais intervenções se pretende implantar. Entre as medidas propostas para a região estão a melhoria da acessibilidade, dinamização e qualificação de ruas e espaços públicos, implantação de ciclovias e estímulo à instalação de comércio e serviços de variados setores.

 

A participação social é fundamental para que a Prefeitura avalie a pertinência da proposta e tome decisão quanto ao prosseguimento do estudo para a região.

 

Mobilidade urbana

O Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda, inaugurado em 1988, é um equipamento estratégico para o sistema de mobilidade nas escalas metropolitana e regional. Localizado no perímetro da Operação Urbana Consorciada Água Branca, o terminal pode ser um indutor do desenvolvimento urbano na região.

 

Atualmente, o terminal abriga as linhas 3 do Metrô, 7 e 8 da CPTM, linhas de ônibus urbanos e metropolitanos e serviços de ônibus rodoviários. Nos próximos anos, está prevista a chegada de mais duas linhas da CPTM e do Trem Intercidades, entre São Paulo e Campinas.

 

Com estes novos serviços, a expectativa é de que o local registre um fluxo de 180 mil usuários por dia, informa a Prefeitura. Essa questão, associada à característica da região, marcada por áreas originárias de antiga ocupação industrial em processo de transformação, demonstra a necessidade de reestruturação urbana do entorno para se adequar a essa nova realidade.

 

Leia também:
Prefeitura de SP quer estender a Marginal do Pinheiros. Para quê?
SP: a única cidade brasileira em lista de melhores do mundo para pedalar
Rede C40 e Prefeitura lançam concurso de ideias para 4 áreas em SP
Apesar de tudo, São Paulo se move
Consórcio assume linhas de trens urbanos em SP



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário