Chegam vagões do Metrô de Sobral

O Metrô de Sobral será operado com cinco veículos leves sobre trilhos. O investimento é de cerca de R$ 70 mi

Notícias
 

 |  Autor: Globo.com  |  Postado em: 11 de agosto de 2011

Dois vagões do metrô chegaram a cidade de Sobral

Dois vagões do metrô chegaram a cidade de Sobral

créditos: globo.com

Dois vagões do metrô chegaram a esta cidade vindos de Barbalha, na região do Cariri, onde são montados. Na rotatória da Av. Dr. José Euclides com Av. Pimentel Gomes, no bairro Coração de Jesus, curiosidade. Agora esses dois vagões ficarão expostos na rotatória que dá acesso à Fábrica da Grendene até a conclusão da obra, prevista para o fim de 2012.

Um dos que observava os vagões com mais entusiasmo era o pintor Francisco Nascimento. "Muito bonito e será de grande serventia. Para ir aos bairros mais distantes será uma mão na roda". Ao lado, o amigo Francisco Elder também ansiava pelo término da obra. "Vou deixar a bicicleta em casa quando o percurso for maior", comemorava.

Há duas semanas, técnicos da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) visitaram Sobral e fizeram inspeção onde verificaram o andamento da obra. Foi constatado que seis das 11 estações do empreendimento começaram a ser edificadas. Para Fernando Mota, ouvidor do Metrofor, depois de 20 anos a revitalização do transporte ferroviário no Ceará se concretiza com o metrô de Sobral. "Para atender cidades de médio porte o VLT é ideal. Depois do Cariri, Sobral vai ser beneficiada".

Será operado com cinco veículos leves sobre trilhos. O empreendimento terá um investimento de cerca de R$ 70 milhões e vai operar em 12Km de extensão com dois ramais. Um deles, com 6,4Km, compartilha a linha de cargas já existente e hoje administrada pela Transnordestina Logística. Também será implantado o Ramal Grendene-Cohab III, com 5,7Km, que vai atender o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções.

No trecho remodelado, serão instaladas seis estações (Sinhá Saboya-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré). Já foram executados a fundação, pilares e plataforma da estação Cohab II e teve início a montagem de sua estrutura metálica. A escavação da fundação da estação Dom José foi finalizada. Na Dom Expedito, foram concluídos o aterro, as fundações, os pilares e está sendo executada a plataforma. Na estação Sumaré, estão concluídos a fundação, os pilares e a plataforma.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário