O que é o Mobilize Brasil

Primeiro portal brasileiro sobre mobilidade urbana sustentável foi criado em 2011 para destacar as boas práticas, no Brasil e no mundo, de calçadas a trens urbanos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 18 de agosto de 2023

Imagem: Capima
créditos: Capima


O Mobilize Brasil nasceu em 2011 como uma plataforma para reunir informações sobre mobilidade urbana sustentável de forma ampla, da calçada até os sistemas de alta capacidade. Foi criado por Ricky Ribeiro, um entusiasta do tema, que havia experimentado os benefícios de mover-se sem carro pelas cidades durante seus estudos na Europa.

 

Coerência com as ODS 2030
Já em 2011 a criação do portal Mobilize apontava metas sintonizadas com vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda estabelecida em 2015 pela ONU...




Trajetória de ineditismo
Vale rememorar algumas realizações e passos importantes do Mobilize Brasil desde 2011: 

 

Estudo Mobilize 2011: estudo inédito que levantou as condições da mobilidade urbana em treze capitais do Brasil e que se tornou refere^ncia nacional pela inexistência na ocasião de estudos sobre mobilidade urbana sustentável.



Campanha Calçadas do Brasil (2012/2013):
Estudo pioneiro que abordou o tema da caminhabilidade em doze capitais do país e que serviu de orientação para as mudanças da LBI (Lei Brasileira de Inclusão) no quesito acessibilidade e direito de ir e vir do cidadão.

 

 

I Concurso Mobilize de Ilustrações (2013):
Leitores produziram ilustrações sobre mobilidade urbana e dez trabalhos foram premiados.

 

 

Campanha Sinalize (2014): 
Avaliação inédita da sinalização para pedestres, ciclistas e usuaários do transporte público seguida de uma campanha que incentivava os usuários a avaliarem a sinalização em seus logradouros, chamando a atenção dos gestores públicos para a total falta de sinalização para o pedestre. 


 


Concurso Clique Mobilidade (2015):
Um desafio fotogra´fico lançado aos leitores, que reuniu imagens de va´rios pontos do pai´s e ate´ de outros continentes, focalizando formas de mobilidade urbana nesses diferentes locais.

 

 

Campanha Calçadas do Brasil (2019):
Nova edição da avaliação da caminhabilidade nas 27 capitais brasileiras, ampliada e aperfeiçoada, com o objetivo de chamar a atenção dos prefeitos para a necessidade de construção e recuperação das calçadas brasileiras, gerando impacto imediato nas gestões públicas.

 

 

II Concurso Mobilize de Ilustrações (2021):
Uma nova edição do prêmio, que recebeu 186 trabalhos, nas categorias adulto e infantil. Os cinco melhores trabalhos foram destacados com prêmios especiais e todos os finalistas participaram de exposições realizadas em estações do metrô de São Paulo.

 

Boletim Mobilize
Informes sonoros, difundidos entre 2018 e 2021, com locução digital de Ricky Ribeiro e veiculação nacional pela Rádio Trânsito.


 

Podcasts Expresso Mobilize
Com 70 edições produzidas e veiculadas em 2021 sobre diversos temas da mobilidade urbana.


 

Estudo Mobilize 2022
Realizado entre 2021 e 2022, avaliou a mobilidade urbana em dados e nas ruas das 27 capitais brasileiras.


 

Outras atividades:
Ao longo desse tempo, o Mobilize Brasil também realizou ações de acompanhamento das eleições, em 2016 e 2018, buscando estimular o debate sobre a mobilidade urbana entre os candidatos aos governos estaduais e prefeituras.


Como atividade cotidiana, publicamos cerca de 17 mil conteúdos em nosso site e também realizamos duas publicações especiais sobre mobilidade corporativa e teletrabalho, nestes casos em parceria com outras organizações.


Por fim, continuamos participando de debates, audiências públicas e entrevistas em jornais, revistas, rádio e tevê sobre temas relacionados à mobilidade urbana sustentável em cidades de todo o país, agora sempre com apoio dos meios eletrônicos.


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também: 
Bicicletas compartilhadas começam a voltar a Curitiba
Nova ciclovia no centro de BH está praticamente pronta
32 km/h não é demais para uma bicicleta na cidade?

"Carro voador" será fabricado pela Embraer no interior de SP
Elétricos, a hidrogênio, com lítio, ou com biocombustíveis?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário