Bicicletas já podem ser transportadas no VLT de Sobral (CE)

Desde 2ª feira (10), está liberado o embarque de bikes no Veículo Leve sobre Trilhos. Projeto-piloto poderá se estender a outros transportes sobre trilhos, diz a Metrofor

Notícias
 

Fonte: Metrofor/ Governo do CE  |  Autor: Mobilize  |  Postado em: 11 de fevereiro de 2020

Espaço para embarque de bikes em estação do VLT de

Espaço para embarque de bikes em estação do VLT de Sobral

créditos: Governo do CE/ Divulgação

O embarque com bicicletas no VLT de Sobral (CE) está liberado, desde o início desta semana. As bikes, que já fazem parte da rotina de milhares de pessoas na cidade cearense, com a medida passarão a fazer parte da integração modal com a rede de transporte metroferroviário. 

 

Regras

Para garantir o conforto e a segurança de todos os passageiros, a Metrofor (Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos) estabeleceu algumas regras de uso: a preferência no embarque é dos passageiros sem bicicleta; é proibido montar na bicicleta, dentro das estações ou dos trens; nas plataformas de embarque, a bike não poderá ultrapassar a faixa amarela de segurança; em casos de anormalidade no sistema metroviário ou situações de grande fluxo de pessoas em estações e trens, o acesso das bicicletas terá restrições; serão permitidas no máximo duas bikes por viagem em cada uma das linhas; o acesso às bicicletas será permitido de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h30 e das 19h às 23h, e aos sábados, das 13h às 23h.

 

Para o diretor-presidente da Metrofor, Fernando Oliveira, a integração trará benefícios para uma grande parcela da população de Sobral: “Com essa medida, o sobralense poderá chegar às nossas estações de bicicleta, que é um transporte acessível, e depois, no destino, seguir sua viagem com tranquilidade e menor esforço físico. Além disso, o uso dos modais bicicleta e VLT proporciona o percurso de trechos longos com custos reduzidos. E a iniciativa é um projeto-piloto para a liberação em outras linhas operadas pelo metrô”, informa.

 

VLT de Sobral

Distribuídos em duas linhas (Norte e Sul), o VLT passa pelos principais bairros e regiões da cidade cearense, cobrindo um percurso de 13,9 km. Com 12 estações, o Veículo Leve sobre Trilhos, inaugurado em 2014, é um transporte que atende às necessidades de trabalhadores, empresas e estudantes, no horário matutino e noturno.

 

Segundo a Metrofor, em 2019 o VLT de Sobral teve um aumento de 20% na quantidade de passageiros atendidos, tendo transportado mais de 1,6 milhão de pessoas. Ainda de acordo com a empresa, "o incremento no número de passageiros no ano passado segue a tendência de crescimento registrada desde 2015. Nos últimos quatro anos, o aumento foi de 144% no total de usuários transportados nas linhas em funcionamento".

 

Leia também:
Passageiros no VLT de Sobral (CE) triplicam após tarifa a R$ 1
VLT no CE começa a operar em caráter experimental em dezembro
Metrô de Fortaleza recebe R$ 1 bi para obra da Linha Leste
O que Fortaleza está aprendendo com Nova York, Paris e Bogotá


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário