VLT impulsionará construção civil em São Vicente e Praia Grande

Essa a opinião de empresários e especialistas da Baixada Santista, que defendem planejamento integrado e investimento em infraestrutura para geração de oportunidades

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Fonte: Segs  |  Autor: Alessandro Padin  |  Postado em: 15 de abril de 2013

Simulação do VLT que ligará Santos e São Vicente

Simulação do VLT que ligará Santos e São Vicente

créditos: Divulgação

 

Integração. Esse é o termo que norteia as opiniões de empresários e lideranças setoriais, defensores de um planejamento metropolitano que alie as necessidades das cidades da Baixada Santista em prol do crescimento da região. A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é apontada como um importante avanço para a expansão da construção civil em cidades como São Vicente e Praia Grande.

 

Discutido há mais de uma década, o projeto do VLT cumpre as fases de licitação para as obras físicas, previstas para começar ainda no primeiro semestre deste ano. O governo do estado de São Paulo autorizou a aquisição de 22 vagões, em um aporte estimado em mais de R$ 250 milhões.

 

"Todo investimento em infraestrutura urbana tem reflexo positivo imediato de crescimento. No caso específico do VLT, para que se alcance o resultado esperado, ele deve abranger uma ligação intermunicipal mais ampla, ligando diretamente Guarujá a Cubatão, São Vicente, Santos e Praia Grande", aponta o diretor de expansão da Icipar, André Ursini.

 

O diretor da Besmon Empreendimento Imobiliários e diretor da regional do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (SECOVI-SP) em Santos, Renato Monteiro, também defende a ampliação do VLT para beneficiar o Guarujá. "Precisamos ter uma visão de desenvolvimento regional, principalmente no que diz respeito à infraestrutura. É vital", destaca.

 

Integrando e facilitando a mobilidade urbana, ampliam-se as opções de novos empreendimentos e minimizam-se os transtornos causados pela falta de acessos. "Nós temos hoje um acesso problemático a Santos por conta dessa ausência de integração. Precisamos ter uma posição definitiva sobre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), por exemplo, e os impactos deste empreendimento", diz Luiz Antônio Paiva dos Reis, presidente da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob).

 

A previsão é de que o primeiro veículo opere a partir de maio de 2014, entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o terminal Porto, em Santos.

 

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